Na formatura, alunos fazem juramento para viverem longe das drogas e da violência / Divulgação
Desenvolvido nas escolas de Aquidauana pelo 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar), o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. No primeiro semestre de 2013, foram atendidos 210 alunos das escolas estaduais Marechal Deodoro da Fonseca, Professor Luiz Mongelli, Felipe Orro e Professora Dóris Mendes Trindade.
O evento que marcou a formatura dos alunos foi realizado na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, na última sexta-feira (28), e contou com a participação dos pais, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas participantes.
Também estiveram presentes autoridades como o gerente municipal de obras, Mário Ravaglia, representando o prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade; deputado estadual Felipe Orro, acompanhado por sua esposa, a médica Viviane Orro; tenente-coronel Renato Tolentino Alves, comandante do 7º BPM; major Marcos do Nascimento Silva, subcomandante; professora Marli Luzardo, técnica do Proerd nas escolas estaduais de MS, representando a Secretaria Estadual de Educação; e também a professora Ana Rita de Souza Marques, diretora da escola anfitriã, que representava os demais diretores das escolas participantes.
Os adolescentes do projeto Patrulha Mirim de Anastácio, a comando do 1º sargento Luiz Aranha Silva, estiveram na solenidade e contribuíram na organização do evento. O grupo teatral ?Jefté, o Senhor Liberta?, com a peça ?O leilão de uma alma?, se apresentou no início das atividades.
Os alunos apresentaram suas redações, receberam medalhas e diplomas de conclusão do programa, apresentaram a canção do Proerd e fizeram o juramento em se manterem afastados das drogas e da violência, sendo propagadores dos ensinamentos. Um dos destaques da formatura foi a homenagem prestada aos instrutores do Proerd, soldado Enilson e soldado Jaqueline, ambos pertencentes ao 7º BPM.
Outro ponto alto da solenidade foi a homenagem dos alunos proerdianos para as pessoas que contribuíram para a realização do evento e para a confecção das camisetas. O deputado Felipe Orro, o prefeito José Henrique Trindade e o empresário Tinho Proença, presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, receberam o diploma de ?Amigo do Proerd?.
Para o segundo semestre, o tenente-coronel Tolentino prevê ampliação do Proerd, com mais alunos participando das aulas, incluindo a rede municipal de ensino e também a Unidade da PM de Aquidauana, que apresentará o programa para as escolas particulares do município.