28 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Projeto Pelotão Esperança promove palestra sobre violência doméstica

22 SET 2013 - 07h00min
AGECOM / Aline Saraiva
O Projeto Pelotão Esperança de Aquidauana promoveu para as mães dos atendidos uma palestra sobre o tema violência doméstica, com a delegada titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Marilda do Carmo Rodrigues. A palestra foi na sede do Pelotão Esperança, no 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia e Combate).
 
A delegada explicou para as mães sobre o tema, palestrou sobre o alcoolismo, as consequências da violência doméstica, Lei Maria da Penha, entre outros assuntos relacionados ao tema. 
 
É importante, no entendimento da delegada, que as mulheres vítimas de violência doméstica registrem o caso na Polícia. ?Ela deve registrar sempre essa ocorrência, porque se ele continuar, nós entramos com representação de prisão preventiva contra ele. Tem um freio que é a prisão preventiva, como em qualquer crime, como o furto, roubo. A violência doméstica pode ser decretada prisão preventiva pelo poder Judiciário, pelo juiz?, enfatizou a delegada.
 
Segundo a delegada, a violência doméstica é problema que afeta a saúde pública. ?É preciso pensar no tratamento delas, deles e dos filhos. Essa dependência emocional é difícil?, esclareceu ao ressaltar que a Lei Maria da Penha exige a existência de programas para tratamento das mulheres vitimadas pela violência dos parceiros. 
 
?Não é só prender que vai resolver. Tem que ter políticas públicas, programas que a Lei também prevê, porque violência doméstica é uma questão de saúde pública e não só de segurança pública?, destacou a delegada.
 
Lei Maria da Penha
 
A lei Maria da Penha foi criada para punir as agressões contra as mulheres. No mês de agosto, completou sete anos de criação e cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de promover a discriminação contra as mulheres, prevenir, punir agressores e erradicar a violência.
 
A lei é chamada de Lei Maria da Penha em homenagem a ativista que, em 1983, por duas vezes, sofreu tentativa de assassinato por parte do então marido. Na primeira vez, por arma de fogo e, na segunda, por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis à sua saúde, como paraplegia e outras sequelas. 
 
Uma pesquisa realizada pelo Data Popular e o Instituto Patrícia Galvão mostrou que entre os entrevistados, de ambos os sexos e todas as classes sociais, 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. E 69% afirmaram acreditar que a violência contra a mulher não ocorre apenas em famílias pobres.
 
Segundo a coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), Marina Rodrigues, Aquidauana registra, em média, 100 casos de violência contra a mulher por mês e por isso a divulgação é importante.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Irmãos conquistam fãs com vídeo caseiro cantando sertanejo

2
Aquidauana

Vídeo: Canoístas salvam turista à deriva em uma das corredeiras mais perigosas de MS

3
Bodoquena

Após quatro dias desaparecidos, homens são encontrados em Bodoquena

4
Bodoquena

Homens desaparecem após saírem de carvoaria na zona rural de Bodoquena

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Dia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O BÚFALO"

Rosildo Barcellos

Quo Vadis?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Casa Portuguesa

Estevão Alves Corrêa, 885 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3266 /3241
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Auto Posto

POSTO JC

Estevão Alves Correa, 901 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3426
Ver Mais
Fale com a redação