Projeto contou com o apoio de três enfermeiras e nove agentes comunitários de saúde / Divulgação
As Gerências Municipais de Saúde e Educação realizaram, neste mês de junho, 1.676 exames clínicos para detecção do tracoma em crianças das escolas municipais e estaduais de Aquidauana.
O tracoma é uma doença oftálmica e, se não for diagnosticada e nem tratada, pode levar a cegueira. A faixa etária de maior incidência ocorre entre os 06 e 10 anos de idade.
Os pais e funcionários das escolas receberam orientações e esclarecimentos sobre o tracoma. O programa contou com o apoio de três enfermeiras e nove agentes comunitários de saúde. Depois de 12 escolas participarem do programa, 114 crianças apresentaram sintomas da doença.
Segundo a Coordenadora do Programa, Adriana Romão de Oliveira, os casos detectados receberão o tratamento com a supervisão do oftalmologista Vitor Maksoud, bem como o acompanhamento das famílias e reavaliação semestral.
Já o enfermeiro Rodrigo Cardoso, ressalta que a avaliação é muito importante, visto que a detecção precoce e tratamento adequado impedem futuras complicações na saúde das crianças.