31 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Projeto Valorizando a Cultura Indígena forma primeira turma no Limão Verde

11 FEV 2020 - 09h38min
Agecom

Na manhã de ontem, 10, o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman participaram da entrega de certificados aos formandos do projeto "Valorizando a Cultura Indígena", na Aldeia Limão Verde.

Central Pax_02

Foram entregues 22 certificados do curso de artesanato do projeto Valorizando a Cultura Indígena, envolvendo jovens, adultos e mulheres indígenas das aldeias Limão Verde e Buritizinho.

Os alunos utilizando sementes, palha, cerdas e frutos da própria aldeia, de forma sustentável, aprenderam a confeccionar os artesanatos diversos, dentre eles: colares, pulseiras, brincos, roupas, cocár e enfeites.

"O nosso trabalho tem sido nesse sentido de fortalecer as ações de cultura, turismo, agricultura e geração de renda para as aldeias, aumentando as perspectivas de vida, de futuro e de desenvolvimento dessas famílias indígenas", afirmou o prefeito Odilon.

Com os artesanatos produzidos, os artesãos já começaram a comercializar na aldeia para os turistas que visitam o local, na cidade de Aquidauana em eventos e feiras e alguns já estão vendendo em Campo Grande e São Paulo.

"Nosso objetivo foi alcançado graças ao projeto, à participação da comunidade da aldeia e ao apoio da prefeitura, do Governo do Estado, da SECTUR e do prefeito Odilon. É importante o curso, pois todos aprendem e podem produzir, trabalhar, vender, ter renda. Os cursos são benefícios para a nossa comunidade, são alternativas para vencermos as dificuldades financeiras na nossa aldeia", enfatizou o cacique Antonio dos Santos.

O projeto Valorizando a Cultura Indígena é sediado na Aldeia Limão Verde, idealizado pela vereadora Lenilda Damasceno e a instrutora Fátima Lipú, realizado em parceria entre a comunidade indígena, a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio do Governo do Estado via Fundação de Cultura de MS.

Os alunos tiveram uma carga horária de 208 horas de participação no curso, ministrado pela instrutoras indígenas Fatima Lipú e Arriethy Dias.

Acompanharam a agenda, os secretários municipais, os vereadores Anderson Meireles e Lenilda Damasceno.

PRÓXIMOS CURSOS

Na entrega dos certificados, o prefeito Odilon Ribeiro recebeu o pedido de apoio para a construção de um espaço para sediar as oficinas e cursos dentro da aldeia.

Segundo Fátima Lipú, a meta agora é realizar novos cursos, dentre eles, de corte e costura, confecção de cestas e outros artesanatos.

"Teremos nesta segunda etapa de cursos a parceria do grupo de mulheres costureiras da aldeia Limão Verde e a ONG Atraturliver (Atrativos Turísticos do Limão Verde). Queremos alcancar mais pessoas, ajudar mais famílias na geração de renda", completou Fátima.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Policiais de Anastácio prendem traficantes em três pontos da cidade

2
Geral

Ainda descamisado, seu Zé é "blindado" até no frio de 6ºC

3
Anastácio

Jovem é preso com 12 pacotes de maconha em Anastácio

4
Informe Publicitário

Itajú Eco Hotel reabre as portas em agosto como o seu mais novo point turístico sul-mato-grossense

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min11 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min11 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Oficina Brasil

Pandia Calogeras, 841 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3574
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Padaria e Confeitaria Moderna

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 528 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3100
Médicos

Jose de Arruda Fialho - Pediatra

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo