Na manhã de ontem, 10, o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman participaram da entrega de certificados aos formandos do projeto "Valorizando a Cultura Indígena", na Aldeia Limão Verde.
Foram entregues 22 certificados do curso de artesanato do projeto Valorizando a Cultura Indígena, envolvendo jovens, adultos e mulheres indígenas das aldeias Limão Verde e Buritizinho.
Os alunos utilizando sementes, palha, cerdas e frutos da própria aldeia, de forma sustentável, aprenderam a confeccionar os artesanatos diversos, dentre eles: colares, pulseiras, brincos, roupas, cocár e enfeites.
"O nosso trabalho tem sido nesse sentido de fortalecer as ações de cultura, turismo, agricultura e geração de renda para as aldeias, aumentando as perspectivas de vida, de futuro e de desenvolvimento dessas famílias indígenas", afirmou o prefeito Odilon.
Com os artesanatos produzidos, os artesãos já começaram a comercializar na aldeia para os turistas que visitam o local, na cidade de Aquidauana em eventos e feiras e alguns já estão vendendo em Campo Grande e São Paulo.
"Nosso objetivo foi alcançado graças ao projeto, à participação da comunidade da aldeia e ao apoio da prefeitura, do Governo do Estado, da SECTUR e do prefeito Odilon. É importante o curso, pois todos aprendem e podem produzir, trabalhar, vender, ter renda. Os cursos são benefícios para a nossa comunidade, são alternativas para vencermos as dificuldades financeiras na nossa aldeia", enfatizou o cacique Antonio dos Santos.
O projeto Valorizando a Cultura Indígena é sediado na Aldeia Limão Verde, idealizado pela vereadora Lenilda Damasceno e a instrutora Fátima Lipú, realizado em parceria entre a comunidade indígena, a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio do Governo do Estado via Fundação de Cultura de MS.
Os alunos tiveram uma carga horária de 208 horas de participação no curso, ministrado pela instrutoras indígenas Fatima Lipú e Arriethy Dias.
Acompanharam a agenda, os secretários municipais, os vereadores Anderson Meireles e Lenilda Damasceno.
PRÓXIMOS CURSOS
Na entrega dos certificados, o prefeito Odilon Ribeiro recebeu o pedido de apoio para a construção de um espaço para sediar as oficinas e cursos dentro da aldeia.
Segundo Fátima Lipú, a meta agora é realizar novos cursos, dentre eles, de corte e costura, confecção de cestas e outros artesanatos.
"Teremos nesta segunda etapa de cursos a parceria do grupo de mulheres costureiras da aldeia Limão Verde e a ONG Atraturliver (Atrativos Turísticos do Limão Verde). Queremos alcancar mais pessoas, ajudar mais famílias na geração de renda", completou Fátima.
Geral
Cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença todos os anos
Polícia
Homem abandonou moto usada no crime no local
Voltar ao topo