05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Investimentos

Revitalização da ferrovia Malha Oeste vai beneficiar Aquidauana, Anastácio e região

Governo quer apoio dos municípios para acelerar processo

13 NOV 2019 - 07h21min
Semagro

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) reuniu representantes de 15 municípios em um painel de atualização sobre a situação da ferrovia Malha Oeste e a viabilidade da revitalização do trecho de Três Lagoas a Corumbá e Campo Grande a Ponta Porã.

Delivery Amorim_02

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck detalhou a situação precária da ferrovia atualmente, a alta demanda de produtos, a possibilidade de alcançar mercados externos e a necessidade de empenho de todas as partes para viabilizar a reestruturação do trecho. “O Governo do Estado tem atuado ativamente neste assunto, mas agora precisamos do apoio dos municípios”.

Entre as atuações, o Governo do Estado trabalha para inserir o projeto da ferrovia Transamericana na PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), para que investidores e empresários saibam que este é um projeto estratégico do Governo Federal. O entrave está na antecipação da ampliação da concessão do trecho, visto que atualmente a Rumo tem apenas mais sete anos de trabalho, o que inviabiliza novos investimentos.

“Para que investimentos sejam feitos a empresa precisa ter garantia de tempo de trabalho, que seriam mais 30 anos de concessão, porém a União tem resistência quanto a isso e o relator do projeto no TCU (Tribunal de Contas da União) é desfavorável a decisão de estender a concessão antecipadamente. A Malha Paulista está na mesma situação e primeiro precisa quebrar esse paradigma”, afirma o secretário.

No dia 7 de novembro, o secretário Jaime Verruck e o governador Reinaldo Azambuja se reuniram com o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que ressaltou que entende a importância da ferrovia para a região e é favorável aos novos investimentos.

A ferrovia é elemento crucial para o modal sul-mato-grossense, podendo ser um dos principais canais de escoamento da produção agrícola e industrial. Atualmente três contratos mantém a Malha-Oeste ativa, com a Suzano, Vale e a Arcelor Mittal. Mas a demanda pela ferrovia é alta, como o transporte de minério, por exemplo, hoje todo feito via ferrovia.

Ponto importante para o bom andamento da ferrovia é a implantação de hubs logísticos em Campo Grande e Três Lagoas. O da Capital já está com 98% da obra concluída e aguarda nova avaliação da Receita Federal, enquanto o que o da região Leste já está autorizado para implantação.

As cidades participantes são Três Lagoas, Água, Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Ladário, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã e Dourados.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Academias

Ativação

Rua José Bonifácio, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2109
Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3606 www,bb,com.br
Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo