O Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul) convocou os trabalhadores da área de Enfermagem da Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar para Assembleia Geral Extraordinária. O evento será nesta quinta-feira (26), às 14 horas, em frente ao Hospital Regional de Aquidauana.
De acordo com nota do Siems, a convocação ocorreu após "tentativas frustradas" de negociação junto à administração. O presidente do sindicato, Lázaro Santana, afirma que a situação tem se agravado ano após ano.
"Em 2011, tivemos que paralisar as atividades por algumas horas para abrir diálogo a fim de discutir dívidas que foram geradas desde o ano de 2006. Naquele momento, resolvemos algumas questões através de um acordo, em que os funcionários concederam remissão de um período da dívida de 2006 e aceitaram o parcelamento das demais verbas devidas retroativo ao ano de 2007. Mas outras ficaram pendentes e novamente não temos espaço para dialogar", diz Lázaro.
Com a situação, esclarece nota do Siems, restou a regularização do pagamento de férias que não foram concedidas ou remuneradas, sob a justificativa de que o hospital não tinha condições de arcar com esse compromisso pelo fato de estar quitando dívidas trabalhistas da gestão anterior. O sindicato alega que isso gerou uma nova dívida, pois, além das férias, o reajuste de 2012 ainda não foi concedido também sob a justificativa de se tratar de dívida de outra gestão.
Confira trecho da nota enviada pelo Siems.
"O que percebemos é um verdadeiro EMPURRA, EMPURRA DE RESPONSABILIDADES!!! Lamentavelmente são os trabalhadores que têm seus direitos trabalhistas claramente violados em conseqUência de atos políticos e irresponsáveis. A divida acumulada com os trabalhadores é de R$ 905.436,74 (novecentos e cinco mil, quatrocentos e trinta e seis reais e setenta e quatro centavos), fora os honorários assistenciais, ou seja, quase 1 milhão de reais de divida trabalhista com os trabalhadores de Enfermagem. Aguardamos a intervenção do Prefeito Municipal José Henrique Gonçalves Trindade que já foi notificado e aguardamos também o retorno da administração do hospital que mesmo após notificados, ambos não se manifestaram sobre o assunto.