13 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Um sol pra cada um

Temperatura chega a 42ºC em Aquidauana e população conta como ameniza calorão

Com altas temperaturas desde o início da semana, aquidauanenses contam o que fazem para aliviar o calor que deve permanecer até sexta-feira

29 OUT 2019 - 15h30min
Mariana Oliveira

Água, ventilador, banho de rio e tudo que for possível para amenizar o ‘calorão’.  Nesta terça-feira, a temperatura de Aquidauana pode chegar a 41ºC, e a umidade irá variar entre 30% e 75%, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia). Com uma semana que já começou pegando fogo, o município terá uma semana marcada por  temperaturas altas.

Aos, 85 anos, Izaura Francisca de Oliveira, fala como faz para amenizar as altas temperaturas. “Eu coloco uma bacia de água nos pés, fico com ela até a água esquentar, aí troco de novo até o fim do dia”, porém à noite, ela fala que passa calor. “O ventilador solta ar muito quente então eu desligo e durmo sem ele mesmo”.

E se o calor pra quem fica dentro de casa está insuportável, imagina pra quem está trabalhando na construção? Wilson Antunes fala  que conversa com seus clientes sobre a roupa que vai usar, se hidrata com pelo menos com quatro litros d´água durante o trabalho, e que fez um esquema de trabalho para tentar amenizar as altas temperaturas.  

 “Além da água que tomo durante o trabalho, tomo suco e leite gelado em casa. Quando vou começar uma obra pergunto se tem problema eu ir de short, regata e chinelo ao invés de calça e botina porque prefiro roupas mais leves. Por fim, fiz um esquema de trabalho que entro mais cedo e saio um pouco mais tarde porque aí fico de de 30 a 45 minutos debaixo do sol e descanso dez na sombra. Desta forma ninguém sai prejudicado e o trabalho é entregue na data combinada”, explica.

Defesa Civil orienta que as pessoas tomem mais água, passem protetor solar e façam refeições leves
 

Por conta do tempo seco, ele também relata que o rio Aquidauana tem sio ainda mais divertido para as crianças. “Como o rio está bem abaixo da sua normalidade, as crianças aproveitam para se refrescarem brincando na água, então está bem comum ver a meninada com a água batendo na cintura no meio do rio Aquidauana se divertindo”.

Para o soldado Leandro Aguirre Lacerda, 19 anos, fala que a farda é uma roupa muito pesada e acaba ficando desconfortável. “A gente que trabalha em sessão aqui dentro, utiliza o ventilador para amenizar o calor por que nem todas as sessões tem ar condicionado. Quando saio daqui, na primeira oportunidade, já tiro a farda, tomo vários banhos, e tem que ter o ventilador na cara”.

Conforme o Instituto, na quarta e quinta-feira, os termômetros registram mínima de 28ºC e máxima pode chegar a  42ºC, na sexta, a temperatura varia de 29ºC a 38ºC, com possibilidade de chuviscos.

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orienta que as pessoas aumentem a ingestão de água, fazer refeições leves e mais frequentes, evitar exposição ao sol e utilizar protetor solar.

Com informações Samara Oliveira

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Prosseguir: Aquidauana passa para bandeira laranja; Toque de recolher é alterado 

2
Geral

Morre por complicações da covid, professora Rosangela Reis

3
Aquidauana

Ex-delegado é condenado a 9 anos por sumiço de 100 kg de cocaína

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min14 max26

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,09m
Miranda
2,10m
Paraguai
1,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo