X

Aviões da FAB fazem exercícios em Aquidauana / Você reporter

Um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB (Força Aérea Brasileira) acontecem em Aquidauana até 3 de setembro e aviões sobrevoando a cidade chamaram atenção da população.

Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem de O Pantaneiro, o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, iniciou treinamento na Base Aérea de Campo Grande (BACG) e agora estende a Aquidauana, onde as aeronaves sobrevoam, mas não pousam.

Comandante do 9 Batalhão Carlos Camisão, tenente coronel Bráulio informou que a movimentação de helicópteros e aviões que ocorrem em Aquidauana é por conta da operação.

"Eles estão usando nosso Batalhão como base. O pessoal instalou radar, sistema de antenas e artilharia antiáerea. Isso tudo faz parte da operação, mas as aeronaves vem de Campo Grande, fazem exercícios aqui e retornam para a Capital. Elas não pousam aqui", disse o tenente coronel.

Os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional

O treinamento teve início em 18 de agosto e termina em 3 de setembro. Cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, participarm de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra.

Durante o Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ainda conforme o comandante, os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos.

Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras. Aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas participam das duas fases do exercício. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan, e os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões

O sorteio será às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

Economia

Levantamento aponta que etanol ainda lidera maior variação entre combustíveis

O litro do etanol comum apresentou diferença de 18,55%, quando pago no cartão de crédito

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo