X

Aviões da FAB fazem exercícios em Aquidauana / Você reporter

Um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB (Força Aérea Brasileira) acontecem em Aquidauana até 3 de setembro e aviões sobrevoando a cidade chamaram atenção da população.

Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem de O Pantaneiro, o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, iniciou treinamento na Base Aérea de Campo Grande (BACG) e agora estende a Aquidauana, onde as aeronaves sobrevoam, mas não pousam.

Comandante do 9 Batalhão Carlos Camisão, tenente coronel Bráulio informou que a movimentação de helicópteros e aviões que ocorrem em Aquidauana é por conta da operação.

"Eles estão usando nosso Batalhão como base. O pessoal instalou radar, sistema de antenas e artilharia antiáerea. Isso tudo faz parte da operação, mas as aeronaves vem de Campo Grande, fazem exercícios aqui e retornam para a Capital. Elas não pousam aqui", disse o tenente coronel.

Os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional

O treinamento teve início em 18 de agosto e termina em 3 de setembro. Cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, participarm de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra.

Durante o Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ainda conforme o comandante, os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos.

Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras. Aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas participam das duas fases do exercício. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan, e os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados de prisão por tráfico, roubo e porte de arma em Corumbá

Dois homens foram presos

Serviços

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo