X

Segurança

Último dia de ações contra crimes patrimoniais termina com simulado de assalto a banco em Aquidauana

População pode acompanhar o simulado que ocorrerá no Banco do Brasil em Aquidauana

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, o 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, em parceria com o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), encerra o ciclo de ações preventivas para combater os crimes contra o patrimônio no município com um simulado de assalto a banco. O simulado de assalto a banco será efetuado no Banco do Brasil em Aquidauana, com início previsto para as 18h30.

O programa, apresentado pelo tenente-coronel Souza, engloba palestras envolvendo representantes de órgãos de segurança locais e representantes de instituições bancárias fechando com o simulado. O programa está sendo realizado desde segunda-feira, dia 23. 

Durante o último dia de ações, os participantes vão poder vivenciar de forma simulada uma situação real de assalto, testando a eficiência do Plano de Defesa desenvolvido pelas forças de segurança.

O objetivo principal do plano é fortalecer a segurança pública da região e agir preventivamente contra a crescente ameaça dos chamados "novo cangaço", como ficou conhecido esse tipo de crime que era de forma violenta, semelhante ao bando histórico do cangaço, atacando propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

Em entrevista ao O Pantaneiro, o tenente-coronel Souza destacou que o plano de defesa é uma ação institucional que faz parte da estratégia da Sejusp (Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), sob o comando do secretário Carlos Antônio Videira. O oficial enfatizou ainda a importância de uma abordagem integrada entre as forças de segurança para combater efetivamente esse tipo de crime que tem ameaçado a tranquilidade da população de Aquidauana.
 

Cronograma

As atividades da última etapa iniciaram-se às 8h da manhã, com instruções no 7 BPM, e à tarde, às 15h30, houve a apresentação do Plano de Defesa para outras instituições, individualmente. Em seguida, os preparativos para o simulado tiveram início às 16h30, com uma reunião entre os atores que interpretariam os criminosos durante o exercício.

Simulado

O simulado de assalto começa às 18h30 no banco do Brasil de Aquidauana. A população poderá acompanhar de longe sem intervir na ação.

O cronograma incluí uma fuga iniciada para os criminosos que protagonizam o assalto, marcada para às 18h50, e o termino para às19h20. A partir das 19h40, todas as forças envolvidas, com suas equipes e viaturas, se posicionaram na frente do Banco do Brasil para registrar a integração das forças, acompanhando fotos e vídeos oficiais, além de proferir palavras de agradecimento.

O tenente-coronel Souza enfatiza que a participação da população da cidade e o engajamento da comunidade no combate ao crime e na construção de um ambiente mais seguro para todos é essencial.

Essa ação preventiva contra o "novo cangaço", como é conhecido o tipo de crime que envolve assaltos a banco com alta violência e uso de explosivos, visa fortalecer a capacidade de resposta das forças de segurança diante de situações críticas, enfrentar os riscos para a população e o patrimônio local.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no e-Título

ELEIÇÕES 2026

Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no e-Título

Para as próximas eleições, seção volta para endereço de origem

Saiba quais documentos são aceitos para votar neste domingo

ELEIÇÕES 2026

Saiba quais documentos são aceitos para votar neste domingo

Documentos oficiais podem ser usados mesmo que estejam vencidos

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo