18 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Vereadora de Aquidauana que comprou 43 bezerros furtados é condenada por receptação

Lenilda Damasceno foi condenada, mas só perde os direitos políticos após esgotamento de recursos

4 FEV 2020 - 09h44min
Da Redação

A vereadora de Aquidauana Lenilda Damasceno foi condenada pelo crime de receptação, por comprar 43 bezerros furtados por quadrilha que atuava na região. Conforme sentença proferida pelo juiz Ronaldo Gonçalves Onofri, da Vara Criminal, Infância e Juventude, a pena foi de um ano de prisão em regime aberto, pagamento de dez dias-multa e pode ter suspensão dos direitos políticos.

Central Pax_10

Além dela, outras oito pessoas ligadas a abigeato na região pantaneira também foram condenadas. Conforme denúncia do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, o grupo agiu entre os anos de 2011 e 2012, furtando animais. Os investigados dividiam funções e contavam com colaboração dos funcionários de fazendas. 

Conforme o MP, a vereadora teria pagado cerca de R$ 27.500 pelos 43 bezerros. “A interrogada não conferiu os animais antes da negociação […]. A compra dos bezerros não foi informada ao Iagro nem à Secretaria de Fazenda Estadual, pois [o vendedor] ficou de levar mas não entregou a nota fiscal dos animais. Após tomar conhecimento da prisão [deste vendedor], a interrogada se desesperou, imaginando que o gado comprado pudesse ser roubado, por isso determinou que o funcionário da fazenda, cortasse os fios da cerca da fazenda e deixasse os animais escaparem”, consta na denúncia.

“[…] sua atitude de determinar a soltura do gado após o anúncio público da prisão do vendedor é a prova inequívoca de que tinha prévio e total conhecimento do origem ilícita dos bezerros”, reforçou o MP. Diante das evidências, o juízo proferiu a sentença.

“Ponderadas as circunstâncias judiciais, por prejudiciais a culpabilidade, as circunstâncias e as consequências, fixo a pena-base em 01(um) ano de reclusão e pena de multa em 10 (dez)dias-multa […] O regime de aplicação da pena deve ser o aberto”, sentenciou.

Foi decidido ainda que os direitos políticos dela estão suspensos enquanto durarem os efeitos da condenação. No entanto, o advogado de defesa, Gustavo Pellicioni, informou que a cassação dos direitos só ocorrerá após esgotadas todas as possibilidades de recurso, e afirmou que vai recorrer da decisão junto ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). "Ela é e continuará sendo vereadora e certamente será candidata à reeleição", disse.

O advogado afirmou ainda que  sentença é injusta e despropositada e que a vereadora comprou os animais de boa fé, sem ter conhecimento de que eram de origem ilícita.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente na MS-450 mobiliza socorristas do Corpo de Bombeiros de Aquidauana

2
Aquidauana

Mesmo com o fim repentino do pai, Ronny se apega à beleza da história do seu melhor "herói" amigo

3
Policial

PMA prende três caçadores e apreende armas e animais abatidos

4
Policial

Idoso é flagrado com 45 pescados ilegais na BR-262

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Médicos

Marcelo H. Nakamiti - Oftalmologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4371
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Lanchonete e Garaparia Doce Mel

Rua Estevão Alves Corrêa, Barraca 62 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Seriema - 18 de Setembro - 01
2
Entre em nosso grupo