01 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
UFMS

Vídeo: Campus de Aquidauana completa 50 anos de história

13 AGO 2020 - 09h12min
Assessoria

Hoje, dia 13 de agosto, o Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS completa 50 anos de história. Para comemorar a data, o campus elaborou um vídeo institucional comemorativo (veja abaixo), destacando as principais características que marcaram a importante história que a Instituição possui atendendo Aquidauana e região.

O Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) teve seu início com o requerimento do vereador Plínio de Arruda Leite, solicitando, na sessão da Câmara de Vereadores, de 24 de abril de 1970, a criação da Faculdade de Filosofia em Aquidauana (MS). Em 27 de abril de 1970, este pedido foi encaminhado ao Secretário de Estado de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso pelo Presidente da Câmara, vereador Miguel Demétrio Diacópulos.

No dia 10 de julho do mesmo ano, pelo Ofício n.º 131/70, o Secretário de Estado de Educação informou que o Governador do Estado, o Engenheiro Pedro Pedrossian, concordava com a criação do Centro Pedagógico.

Em seguida, em 8 de agosto, reúnem-se diversos representantes da sociedade aquidauanense para as primeiras providências visando à criação da Instituição. Esta reunião foi secretariada por Nelly Marrani, que era a Secretária de Educação do Município, com a presença de diversas autoridades, membros da comunidade e da Prof.ª Dóris Mendes Trindade, então Coordenadora do processo de criação e implantação da Faculdade.

No dia 21 de agosto de 1970, foi publicado, no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, o Decreto n.º 1.146, de 13 de agosto de 1970, criando o Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), integrado à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), com sede na cidade de Campo Grande.

O Centro Pedagógico instalou-se, inicialmente, no prédio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), em 1971. Posteriormente, o Estado comprou e entregou à comunidade a construção inacabada do Ginásio Imaculada Conceição, de propriedade dos Padres Redentoristas, localizado na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o qual foi concluído no ano de 1974, para mudar-se o Centro Pedagógico, permanecendo até hoje (Unidade I).

A partir de 06 de fevereiro de 1971, o CPA começou a ter condições de funcionar e, através da Portaria n.º 14/1971, o Reitor da UEMT designou a Prof.ª Dóris para responder pela Direção do Centro. Neste mesmo ano, foi realizado o primeiro vestibular para os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Estudos Sociais. A instalação oficial deu-se em 07 de março de 1971 e o período letivo iniciou-se em 29 do mesmo mês e ano.

Depois da divisão do Estado, em 1977, e com a federalização da UEMT, em 1979, o Centro passa a constituir uma Unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o nome de Centro Universitário de Aquidauana (CEUA) e, posteriormente, Campus de Aquidauana (CPAQ).

Com o aumento da oferta de cursos e do número de alunos, o CPAQ também se expandiu. Atualmente, são três unidades existentes no Campus de Aquidauana.

Na unidade I, localizada na Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição desde 1974, funcionam atualmente o curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” e diversos outros espaços, como laboratórios, anfiteatro e quadra poliesportiva.

Na unidade II, localizada na rua Oscar Trindade de Barros, 740, Bairro Serraria, inaugurada na gestão 1997-2000, atualmente funcionam todos os demais cursos de graduação, além das unidades administrativas e coordenações de curso de graduação e pós-graduação.

Na unidade III, localizada na rua Pandiá Calógeras, 387 – Centro e criada em 2008 como uma Unidade Técnica de Apoio (UT), vinculada ao Campus de Aquidauana e inicialmente denominada Base de Pesquisas Históricas e Culturais da Bacia dos Rios Aquidauana e Miranda – BPRAM, hoje funciona o Centro de Documentações Históricas (CeDHis), com acervos da UFMS, da prefeitura de Aquidauana e de outros órgãos.

O CPAQ funciona atualmente com os seguintes cursos superiores de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, História, Letras com Habilitação em Português/Espanhol, Letras com Habilitação em Português/Inglês, Letras com Habilitação em Português/Literatura, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Turismo.

Além dos cursos de graduação, o campus oferece também cursos de pós-graduação. Além das Especializações temporárias, o CPAQ conta com dois programas de Mestrado: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, área de concentração Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal, que teve seu início em 2014, e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, que teve seu início em 2019.

No primeiro semestre de 2020, o CPAQ contou com 1389 acadêmicos matriculados em cursos de graduação e 74 alunos matriculados em cursos de pós-graduação.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Nem calor de 40°C impede que trio troque socos em rua de Anastácio

2
Anastácio

No Abramastácio, cãozinho é fiel ao seu dono até hospitalizado

3
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Aquidauana registra 10 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max42

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max42

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"[...] AINDA NÃO..."

Valdemir Gomes

Nesse...

Flavia Rohdt

Aldravia 26 #RIPQuino

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Pesqueiros

Pesqueiro Panamá - Estrada da Margem Esquerda

, - Aquidauana/MS (67) 3686 1037
Ver Mais
Fale com a redação