X
Bodoquena

Audiência discutiu elaboração de zoneamento ecológico para proteger Serra da Bodoquena

Serra é composta por oito municípios da região sudoeste de MS / Wagner Guimarães/ALEMS

A proteção da Serra da Bodoquena, por meio da estruturação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), esteve no centro da discussão de uma audiência pública, realizada nesta terça-feira (24), pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), sob coordenação do deputado estadual Renato Câmara (MDB).

O debate, por videoconferência, reuniu especialistas, agentes públicos e representantes do Governo do Estado e da sociedade civil. O ZEE resulta de estudos que visam estabelecer parâmetros para o uso e ocupação racionais do território, com atenção ao desenvolvimento sustentável.

Mato Grosso do Sul já realizou duas aproximações referentes ao ZEE, em 2009 e 2015 e caminha para a terceira etapa. É neste contexto que se debate a elaboração do ZEE da Serra da Bodoquena, a exemplo de Campo Grande que, em janeiro deste ano, instituiu seu ZEE, através da Lei 6.407/2020.

Na audiência, participaram pessoas ligadas a universidades, a entidades ambientais e a órgãos públicos. O histórico e o contexto do ZEE em Mato Grosso do Sul foram abordados em apresentações feitas pelo geógrafo Dr. Fábio Martins Ayres, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

O professor Ayres explanou sobre as bases legais do ZEE, iniciadas com a Política Nacional do Meio Ambiente, e sobre a situação do Estado, destacando, como evento mais recente, a instituição do ZEE por Campo Grande. Ayres, que participou dos estudos para elaboração do zoneamento da Capital, salientou a importância dessa ferramenta para atualizações de planos diretores municipais.

O secretário Verruck afirmou que o debate sobre o ZEE diz respeito ao reordenamento ecológico e econômico do espaço. Ele enfatizou a necessidade de se discutir para além do que está disposto na segunda aproximação do ZEE de Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário, as fases do ZEE possibilitam o desenvolvimento com sustentabilidade e em conformidade com as transformações econômicas. “Na primeira aproximação, por exemplo, falávamos pouco de agricultura. Na segunda, já falávamos mais. Então, esse processo de avançar em níveis de aproximação permite captar a dinâmica da economia”, explicou.

Entre outras autoridades, a audiência contou com a presença do prefeito de Porto Murtinho, Derlei João Develatti (PSDB), que falou sobre a preocupação do avanço da agricultura na região da Serra da Bodoquena. “A atividade agrícola está transformando o nosso meio ambiente. A intensificação da agricultura na nossa região está causando impactos ecológicos que não tínhamos antes. O próprio desenvolvimento das atividades nos atropela e corremos atrás”, considerou o prefeito.

Encaminhamentos

A partir das explanações e das discussões que se seguiram, foram feitos encaminhamentos que visam aprofundar o ZEE do Estado e, de modo específico, avançar no processo de elaboração do zoneamento ambiental nos municípios da Serra da Bodoquena.

Entre os encaminhamentos, os participantes decidiram formar uma comissão coordenadora do Programa de Gestão Territorial do Estado (PGT/MS), instituído pela Lei 3.839/2009. Essa comissão será formada pela Semagro. Além disso, foi decidido o aprofundamento das discussões sobre a criação de consórcios intermunicipais para elaborações de zoneamentos ambientais. Os participantes também concordaram quanto a necessidade do empenho na busca de financimento para o processo de instituição de Zoneamentos Ecológicos-Econômicos. Acordaram, ainda, sobre o estabelecimento de termos de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada e quanto à avaliação da segunda aproximação do ZEE estadual para avançar para a terceira fase.

Serra da Bodoquena

Localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, às margens do rio Apa, na fronteira com o Paraguai, a Serra da Bodoquena é composta por oito municípios (Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e Nioaque).

A região, de grande importância ao turismo do Estado, enfrenta ameaças como avanço das atividades agrícolas e o turvamento das águas de seus rios. Esses e outros problemas poderão ser evitados com a implementação de ações e medidas a partir da elaboração do ZEE, que funciona como ferramenta de planejamento estratégico.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Serviços

Judiciário de MS não terá expediente nos dias 28 e 29 de março

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como mandados de segurança, habeas corpus, por exemplo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo