X
Justiça

Ministério Público firma TAC para recuperação de área em Bodoquena

Compromisso assinado entre Promotoria de Justiça e proprietário prevê também doação de recursos para fundo municipal de meio ambiente

Divulgação/ MPMS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os responsáveis por uma propriedade rural localizada no município de Bodoquena. O objetivo é reparar os danos ambientais causados pela supressão irregular de 13,72 hectares de vegetação nativa ocorrida entre fevereiro e dezembro de 2021, fora da área autorizada para desmatamento.

A área desmatada fica em Área de Preservação Permanente (APP), às margens de um córrego dentro de uma fazenda voltada à pecuária, com mais de 5 mil hectares. O local integra o bioma Mata Atlântica, reconhecido como um dos mais ricos em biodiversidade e ao mesmo tempo entre os mais ameaçados do Brasil. A infração foi confirmada a partir de imagens de satélite, laudo técnico e vistoria presencial.

Como parte do acordo, os proprietários comprometeram-se a elaborar e executar um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADA), aprovado pelo órgão ambiental estadual, além de apresentar relatórios semestrais de monitoramento da área recuperada e atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O TAC também prevê a instalação de cercas para isolar as APPs e proíbe novas intervenções sem autorização ambiental prévia.

Além das medidas de recuperação ambiental, foi definido que os compromissários devem efetuar doação em dinheiro ao Fundo de Meio Ambiente Municipal.

A ação integra o Programa DNA Ambiental, iniciativa do MPMS voltada ao monitoramento do uso do solo e combate a infrações ambientais, com apoio técnico do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo). O trabalho reforça a aplicação da legislação que protege a Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul, bioma que, apesar de mais associado ao litoral, também possui importantes áreas no estado.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Professor Carlão lança novo desafio para incentivar doações de sangue e medula

O percurso será feito entre os dias 9 e 16 de setembro

Concurso

Concurso Nacional passa por nova retificação e atualiza regras, cargos e vagas

Alterações no edital incluem correções geográficas, redistribuição de vagas, mudanças em atribuições e reajuste salarial no INSS

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo