Compromisso assinado entre Promotoria de Justiça e proprietário prevê também doação de recursos para fundo municipal de meio ambiente
Divulgação/ MPMS
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os responsáveis por uma propriedade rural localizada no município de Bodoquena. O objetivo é reparar os danos ambientais causados pela supressão irregular de 13,72 hectares de vegetação nativa ocorrida entre fevereiro e dezembro de 2021, fora da área autorizada para desmatamento.
A área desmatada fica em Área de Preservação Permanente (APP), às margens de um córrego dentro de uma fazenda voltada à pecuária, com mais de 5 mil hectares. O local integra o bioma Mata Atlântica, reconhecido como um dos mais ricos em biodiversidade e ao mesmo tempo entre os mais ameaçados do Brasil. A infração foi confirmada a partir de imagens de satélite, laudo técnico e vistoria presencial.
Como parte do acordo, os proprietários comprometeram-se a elaborar e executar um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADA), aprovado pelo órgão ambiental estadual, além de apresentar relatórios semestrais de monitoramento da área recuperada e atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O TAC também prevê a instalação de cercas para isolar as APPs e proíbe novas intervenções sem autorização ambiental prévia.
Além das medidas de recuperação ambiental, foi definido que os compromissários devem efetuar doação em dinheiro ao Fundo de Meio Ambiente Municipal.
A ação integra o Programa DNA Ambiental, iniciativa do MPMS voltada ao monitoramento do uso do solo e combate a infrações ambientais, com apoio técnico do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo). O trabalho reforça a aplicação da legislação que protege a Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul, bioma que, apesar de mais associado ao litoral, também possui importantes áreas no estado.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Saúde
O percurso será feito entre os dias 9 e 16 de setembro
Concurso
Alterações no edital incluem correções geográficas, redistribuição de vagas, mudanças em atribuições e reajuste salarial no INSS
Voltar ao topo