07 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Ecoturismo

Parque Nacional da Serra da Bodoquena será aberto para visitação do público

11 DEZ 2020 - 16h00min
O Pantaneiro com informações da Assessoria

Criado há 20 anos, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd) está perto de abrir seus atrativos para visitação. Localizado a, aproximadamente, 300 Km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a unidade de conservação abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho e possui mais de 77 mil hectares.

Na manhã desta sexta-feira (11), na sede da fazenda Santa Tereza, em Bonito, aconteceu a abertura oficial do Parque, com a presença de solenidades e autoridades dos municípios da região Serra da Bodoquena, como o gerente regional do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ademar Nascimento. O órgão é responsável pela administração do PNSBd, que em Mato Grosso do Sul é chefiado por Sandro Roberto da Silva Pereira. 

A principal atividade do dia foi percorrer a trilha do Rio Perdido, a primeira a entrar para a lista de locais dentro do parque onde o público terá acesso. Contudo, a população em geral somente poderá contar com os passeios a partir de janeiro de 2021, como prevê Sandro. 

DSC00038 (1)Foto: Acervo do Parna Serra da Bodoquena

A trilha do Rio Perdido

Conhecido por ser um rio que “desaparece”, porque entra em uma caverna (Sumidouro) e reaparece 1,2 mil metros depois (Ressurgência), o rio Perdido será o principal atrativo da trilha inaugurada. O percurso de 3,5 Km começa no Sumidouro, onde a contemplação de suas águas esmeraldas pode ser feita a partir de um deque e mirante construídos na área. 

Continuando a caminhada a partir daí, o visitante vai reencontrar, na chamada Ressurgência, o rio antes “perdido”. Nesse ponto, mais um deque para contemplação e uma parada de banho. Além dessas duas contemplações iniciais, o trajeto conta com mais cinco deques.

Por dia, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena vai receber, inicialmente, 70 pessoas que poderão fazer as visitas entre 8h e 17h, com exceção daqueles que acompanharão condutores para observação de aves. Neste caso, o passeio deve ser comunicado com antecedência pelo condutor ao PNSBd e a visita pode começar às 4h. 

O parque cumpre seu principal objetivo

Proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental está entre os compromissos do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Para o chefe da unidade de conservação, Sandro Roberto da Silva Pereira, com a abertura oficial, se cumpre o objetivo pelo qual o parque foi instituído, com foco no uso público. 

“É um instrumento de educação e conscientização ambiental. A gente entende que a visitação não pode ser simplesmente pela recreação, ela tem que ter esse objetivo maior que é fazer as pessoas se sensibilizarem com os ambientes naturais e quererem, também, conservar todos os outros ambientes naturais fora do parque”. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mãe é detida após espancar bebê de 9 meses com pedaço de madeira

2
Policial

Homem é sequestrado na porta de casa e espancado até a chegada da PM

3
Aquidauana

Dois adolescentes em uma bicicleta foram atropelados no Jardim Aeroporto

4
Geral

Bombeiros prestam socorro à mãe que deu a luz em casa

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,89m
Miranda
5,34m
Paraguai
1,51m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

E Agora

Manoel Afonso

Amplavisão 1450 – A estranha vontade dos políticos ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pizzarias

Pizza Jóia

Av. Dr. Sabino, 272 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2002
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo