X
Bodoquena

Prefeitura e Semagro realizam visita técnica para elaborar recuperação do córrego da Maconha

Ação faz parte das atividades da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água

Visita técnica foi na terça-fera / Divulgação

Nesta terça-feira (25), equipes da Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Bodoquena e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) realizaram visita técnica para analise do assoreamento no córrego da Maconha - um dos afluentes da bacia do Rio Salobra – para iniciar recuperação no local.

Ação faz parte das atividades da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, que tem como atribuição a emissão de pareceres e de recomendações técnicas acerca do Projeto Técnico de Manejo e de Conservação nas áreas de contribuição das bacias hidrográficas. O córrego está localizado no Distrito Morraria do Sul e em virtude de altitude da agrovila e de sua localização, com a chuva, a água leva grande volume de areia para a afluente, o que fez com que o local perdesse sua característica ao longo dos anos.

Na visita, foi definida estratégia que será adotada para retirada da areia do córrego e também intervenção que deve ser feita na agrovila para melhorar o escoamento da água, evitando que a descarga de areia continue acontecendo dentro da afluente. “O trabalho tem como principal objetivo evitar que o córrego suma e o Rio Salobra perca uma de suas fontes”, explicou o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, técnico da Semagro.

O trabalho começou a ser executado com apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, que realizou requalificação e conservação das vias. Conforme o Secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Hélio Gonçalves, posteriormente serão feitas intervenções na agrovila, como a inclusão de um corredor verde para diminuir a velocidade da água.

Bodoquena foi incluída na atuação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água após solicitação da Administração Municipal, preocupado com o assoreamento o Prefeito Kazu Horii solicitou apoio e foi atendido através do decreto nº 15.661 assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e secretário Jaime Verruck, da Semagro, incluindo as áreas de contribuição das bacias hidrográficas dos Rios Betione e Salobra, localizadas nos municípios de Bodoquena, Jardim, Bonito e Miranda, na rotina de apresentação do Projeto.

Participaram da visita o Secretário Hélio Gonçalves, Engenheiro Agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, Engenheiro Ambiental Danillo Angelo, e o coordenador municipal da Agraer de Bodoquena, Airton Garcez.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Segurança

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Guarnição recebeu 10 viaturas policiais e 10 embarcações adquiridas com recursos próprios

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo