X

Bonito

Bonito sedia 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia, a ciência que estuda cavernas

Compartilhe:

A-

A+

A cidade de Bonito sedia, entre os dias 19 e 22 de junho, o 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia (35º CBE), o ramo da ciência que estuda as cavernas e outras formações geológicas do gênero. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Bonito e terá como tema: “Carste, cavernas e água para os próximos 50 anos” e deve atrair estudiosos de cavernas de todo o país e também de nações vizinhas, bem como palestrantes de renome nacional.

Serão apresentados os avanços em pesquisas, explorações, gestão e ações de conservação relacionadas ao rico patrimônio espeleológico do Brasil; palestras, mesas redondas, trabalhos de pesquisa, encontros técnicos, mini-cursos e saídas de campo.

Concomitantemente acontece, no mesmo local, o 3° Congresso Ibero-Americano de Cavernas Turísticas, coordenado pela Associação de Cavernas Turísticas Ibero-Americana (ACTIBA), durante os dias 19 a 21 de junho. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e a interação entre os diversos atores relacionados ao patrimônio espeleológico, visando sempre a compatibilização entre desenvolvimento social, crescimento econômico e preservação do meio ambiente.

O evento tem apoio do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). O secretário Jaime Verruck salientou que a Fundação de Turismo (Fundtur), órgão vinculado à Semagro, tem apoiado a captação e realização de eventos em Bonito no intuito de aumentar o fluxo turístico em parceria com o setor empresarial, o que consolida o município – que já é referência em ecoturismo – também como destino de eventos.

Na programação os técnicos da Fundação de Turismo e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão também vinculado à Semagro, conduzirão duas mesas redondas com os temas: “O Licenciamento Ambiental no Contexto da Serra da Bodoquena: singularidades e lacunas deste contexto”; e “Sustentabilidade Socioeconômica do Turismo em Cavernas e Rios da Serra da Bodoquena, com apresentação de casos concretos”.

A Sociedade Brasileira de Espeleologia comemora 50 anos em 2019 e pretende realizar o Congresso com a estimativa de reunir 600 participantes, além de também contar com a inscrição dos guias de turismo de Bonito e região.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Unimed Aquidauana celebra 41 anos com jantar especial aos médicos

HOMENAGEM MERECIDA

Unimed Aquidauana celebra 41 anos com jantar especial aos médicos

Evento realizado neste sábado, no Lions Clube de Aquidauana, reuniu médicos, lideranças e representantes de cooperativas parceiras em uma noite de confraternização, reconhecimento e valorização do cooperativismo.

2ª Corrida Unimed movimentou Aquidauana no Dia dos Médicos

SUCESSO MAIS UMA VEZ

2ª Corrida Unimed movimentou Aquidauana no Dia dos Médicos

Evento reuniu esporte, saúde e integração, com participação de parceiros e distribuição de picolés aos participantes.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo