Empresas que descumprirem medida podem ser multadas em até R$ 50 milhões
Anatel cria código 0304 para identificar ligações de cobrança / Tânia Rêgo
A Anatel adotou uma medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing.
O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.
“Precisamos divulgar essa informação. Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa", diz Thiago Freitas, presidente da comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG.
Saiba o que fazer em caso de ligações suspeitas:
Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. A esperança agora é ter menos amolação.
“Tem inúmeras ligações aqui perdidas. Posso mostrar: 37 ligações só hoje perdidas de operadoras e outras telemarketing. Eu não compraria de quem fica insistindo, logico que não”, afirma Cristian Ryan, estudante.
A Conexis Brasil Digital - que reúne as maiores operadoras de telecomunicação do Brasil - declarou que os associados estão comprometidos com o combate às ligações fraudulentas e que estão avaliando as iniciativas propostas pela Anatel.
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