16 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Agricultura

CRA analisa nesta quinta-feira projeto que obriga supermercados a doarem alimentos

4 AGO 2021 - 19h00min
Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deve analisar oito proposições em reunião extraordinária semipresencial marcada para esta quinta-feira (5), às 8h15. Na pauta, o projeto que torna obrigatória a doação de alimentos por grandes supermercados (PL 2.874/ 2019). 

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

De autoria do então senador Ciro Nogueira (PP-PI), o texto prevê que estabelecimentos atacadistas e varejistas de alimentos, que não se enquadram como microempresa ou empresa de pequeno porte, doem alimentos não destinados à venda que estiverem em condições de serem consumidos, com aplicação de multas para aqueles que não cumprirem a lei. 

O relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer favorável, no entanto, na forma de substitutivo ao projeto. Entre as mudanças feitas no texto original, Petecão incluiu a instituição da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PNCPDA). Ele também propõe dedução do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas a variar de acordo com as doações.

Nesses casos, os doadores que usufruírem das deduções deverão passar às autoridades federais fiscal e sanitária as informações referentes às doações realizadas, que comporão um sistema de informação. “Assim, o país estará contribuindo com um controle detalhado de informações estatísticas e geográficas sobre a doação de alimentos”, afirma. A matéria deve ainda ir à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em decisão terminativa.

Tarifas de energia

Outro projeto a ser votado pela CRA é o PL 5.017/2019, que estabelece a concessão de descontos especiais nas tarifas de energia elétrica utilizada para atividade de irrigação, aquicultura e exploração de poços semiartesianos. Apresentada pela Câmara dos Deputados, a proposta recebeu parecer favorável do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), mas ainda será analisada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), também em decisão terminativa.

Atualmente, os descontos especiais  nas tarifas de energia elétrica são concedidos no período entre 21h30 e 6h do dia seguinte. O texto muda esse prazo para qualquer hora do dia, até 8 horas e 30 minutos diários de duração, contínuo ou não. O projeto determina que as deduções sejam aplicáveis a consumidores da zona rural, incluindo cooperativas de eletrificação rural, e concedidas a atividades de irrigação, aquicultura e exploração de poços semiartesianos, 

Votações nominais

O senadores do colegiado devem discutir de forma mais abrangente, a partir de votação nominal, o PLC 64/2013, que cria os Selos Verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia, e o PLS 384/2016, que prevê a instalação de parques eólicos e solares para a produção de energia elétrica em assentamentos da reforma agrária. Ambos receberam parecer favorável, respectivamente, dos senadores Paulo Rocha (PT-PA) e Wellington Fagundes (PL-MT). 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

2
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

3
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

4
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min21 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ENTARDECERES

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Supermercados

Supermercado Gaúcho

Av. Integração, 389 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-1705
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo