X
Direitos

Van dos Direitos estará presente na Parada da Cidadania LGBT neste sábado na Capital

O foco será na orientação para retificação de nome e gênero no registro civil

Parada LGBT / Divulgação

Após dois anos sem Parada da Cidadania LGBT devido a pandemia da covid-19, as cores do arco-íris voltam às ruas de Campo Grande no próximo sábado (23), e a Van dos Direitos da Defensoria Pública de MS estará presente. Com foco em orientação para retificação de nome e gênero no registro civil diretamente no cartório, os presentes terão muita orientação jurídica sobre seus direitos.

Para o coordenador do Nudedh, defensor público Mateus Sutana, é muito simbólica e efetiva a realização dessa ação.

“Nosso atendimento neste sábado estará focado no público da parada. Nós iremos ao encontro dessa população. Orientaremos as pessoas sobre a retificação de nome e gênero diretamente no cartório, dando os encaminhamentos necessários. Além disso, poderão ser prestadas orientações jurídicas de forma geral, inclusive sobre a violação de direitos e denúncias da população LGBTQIA+”, pontua o coordenador do Nudedh.

O mutirão acontecerá na Praça do Rádio Clube, das 15h às 17h, e será voltado a todas e todos os presentes. As ações da Van dos Direitos oferecem atendimento relacionados às áreas da Saúde, Família, Consumidor, Criminal, Fazenda Pública, além de orientações jurídicas, consultas processuais e educação em direitos.

Um ano de Van

No dia 7 de julho, a Defensoria Pública de MS celebrou um ano do projeto Van dos Direitos, que leva o atendimento móvel às vias urbanas, diuturnamente, além de regiões de difícil acesso, aldeias, quilombos e comunidades ribeirinhas de todo o Estado.

No período de um ano foram contabilizados mais de 9 mil atendimentos em quase 100 ações. Em 2021, de julho a novembro foram cerca de 6 mil atendimentos; já neste ano, de março a junho são registrados 3.202.

O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com recurso proveniente de emenda parlamentar do, então, senador da República por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka.

Consulte seus direitos durante a Parada da Cidadania LGBT

Serviço

Van dos Direitos na Parada da Cidadania LGBT 2022
Local: Praça do Rádio
Horário: das 15h às 17h

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

Educação

Inep apresenta novos indicadores de financiamento

Valor Aluno Ano Resultado é um complemento da União às redes estaduais e municipais em vigor desde 2023

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo