X

Alerta

Cidade "ferve" e aquidauanenses correm perigo de saúde com calor intenso

Segundo o Inmet, MS está no epicentro de temperaturas que podem quebrar recordes históricos

Compartilhe:

A-

A+

Aquidauana é uma das cidades que estão sob alerta de intensa onda de calor divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê risco de morte e hipertermia (aumento da temperatura corporal, para mais de 40ºC). O aviso é o nível máximo do órgão, de “Grande Perigo”, onde os termômetros podem marcar até 5ºC acima da média.

As temperaturas podem bater recordes nesta semana / Fonte: Zoom Earth

Segundo o Instituto, Mato Grosso do Sul está no epicentro de uma massa de ar quente que chegou à região Centro-Oeste na última segunda-feira (18) e, com isso, o aviso foi estendido até a próxima segunda (24). A previsão do órgão indica que as temperaturas poderão subir ainda mais até a metade da próxima semana.

Vale ressaltar que o alerta de recordes das temperaturas máximas foi lançado na última semana do inverno de 2023. Uma das justificativas dessa conjuntura histórica, diz respeito ao fenômeno causado pelo El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e, dessa forma, impede a chegada de frentes frias no Brasil.

Na prática, o fenômeno gera um bloqueio atmosférico para as massas de ar frio e as regiões ficam sobre a incidência de intensa radiação solar, o ar aquecido não se move, acarretando uma “bolha de calor”, informa a meteorologia.

Temperatura

Aquidauana deve marcar os 40ºC de máxima, nesta quinta-feira (21), com sensação térmica que pode ultrapassar essa marca. A Defesa Civil faz alerta para esta semana e orienta que a população evite exposição direta ao sol entre as 10h e 15h. Recomenda uso de chapéus e óculos escuros, além de roupas soltas e a aplicação de protetor solar.

Salienta-se a necessidade de constante hidratação e a atenção deve ser redobrada com recém-nascidos, crianças, idosos e acamados. É preciso estar sempre oferecendo água, até se não tiver sede. Além disso, conforme a Defesa Civil, as refeições devem ser leves, com pouco condimentos e mais frequentes.

Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (telefone: 199).

Alerta do Inmet sob risco de hipertermiae morte por calor / Fonte: Inmet

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Conveniência do Bairro Arara Azul é furtada na madrugada

PARADA LEGAL

Conveniência do Bairro Arara Azul é furtada na madrugada

Crime aconteceu por volta das 3h11 de sexta-feira, no bairro Arara Azul; estabelecimento teve prejuízo após porta dos fundos ser arrombada

Anastácio encerra semana com 180 medições de óculos

PROGAMA OLHAR RENOVADO

Anastácio encerra semana com 180 medições de óculos

Além da realização das medições, os beneficiários também puderam escolher gratuitamente a armação de sua preferência, tornando o atendimento ainda mais personalizado.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo