X

Dengue

Aldeia Cachoeirinha recebe ação para reforçar combate ao Aedes aegypti

A iniciativa contou com a participação de agentes indígenas de saúde

Compartilhe:

A-

A+

O combate ao Aedes aegypti nas comunidades indígenas de Miranda ganhou um novo reforço com a ampliação do uso de ovitrampas na Aldeia Cachoeirinha. A estratégia, que já vinha sendo aplicada nas aldeias Moreira e Passarinho, chegou à nova região na última quinta-feira (27), durante uma apresentação realizada na própria aldeia.

A iniciativa contou com a participação de agentes indígenas de saúde, representantes do polo-base indígena de Miranda e da supervisora ambiental da SESAI, Maria. O encontro foi conduzido por Luiz Carlos, coordenador dos agentes de endemias do município, que explicou o funcionamento das ovitrampas – armadilhas utilizadas para detectar e monitorar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O conhecimento e a atuação dos agentes indígenas são fundamentais para o sucesso do projeto. Eles conhecem a realidade de cada comunidade e têm papel essencial na prevenção e orientação da população”, destacou Luiz Carlos.

A ação fortalece a vigilância em saúde e mobiliza os moradores para a importância do combate contínuo ao mosquito. A comunidade da Aldeia Cachoeirinha recebeu a iniciativa com entusiasmo, demonstrando disposição para colaborar com a expansão do projeto.

A expectativa é que a estratégia seja levada para outras aldeias da região, garantindo um controle mais eficaz do Aedes aegypti e protegendo a saúde da população indígena.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

STF unifica prazo de licença-maternidade e licença-adotante

Justiça

STF unifica prazo de licença-maternidade e licença-adotante

Decisão garante 120 dias de licença remunerada, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias; regra alcança diferentes vínculos de trabalho e também licenças em andamento

Corrida Unimed terá várias categorias e premiação de R$ 7 mil em Aquidauana

Esporte e solidariedade

Corrida Unimed terá várias categorias e premiação de R$ 7 mil em Aquidauana

Evento terá largada e chegada no Parque Ecológico da Lagoa Comprida, no dia 18 de outubro; inscrições incluem doação de dois quilos de alimentos para ação solidária

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo