X

Política

Nioaque terá sua primeira mulher cacique da cidade

Vilma Marques toma posse neste sábado (11) na Aldeia Água Branca em cerimônia histórica

Compartilhe:

A-

A+

A Aldeia Água Branca, localizada no município de Nioaque, será palco neste sábado (11) de um momento histórico: a posse da primeira mulher cacique do município. Vilma Marques assume oficialmente a liderança da comunidade indígena, ao lado do vice-cacique Edson de Soares, em uma cerimônia marcada para as 8h no Centro Comunitário da aldeia.

Apesar da eleição ter ocorrido há mais de 30 dias, a posse será realizada com celebrações tradicionais, apresentações culturais e a presença de moradores, autoridades e convidados. É a primeira vez, em mais de um século de história das comunidades indígenas da região, que uma mulher assume a chefia de uma aldeia em Nioaque.

Em seu discurso, a cacica eleita destacou o simbolismo da conquista para as mulheres indígenas:
“É uma honra muito grande representar meu povo. Quero trabalhar com diálogo, escutando todos, e fortalecer a cultura e a união da nossa aldeia. Ser a primeira mulher cacica é uma conquista coletiva, de todas as mulheres indígenas que sonham e lutam por espaço e respeito”, afirmou Vilma Marques.

O prefeito interino de Nioaque, Bruno, também comentou o significado do momento: “Nioaque vive um momento histórico. Ter uma mulher liderando uma aldeia mostra o avanço da representatividade e o respeito às vozes indígenas. A Prefeitura segue lado a lado das comunidades, apoiando o fortalecimento cultural e o desenvolvimento social dos povos originários”, destacou.

A posse oficial de Vilma e Edson marca o início de um novo ciclo de gestão na Aldeia Água Branca, com foco no fortalecimento das tradições, diálogo com a comunidade e promoção do desenvolvimento local.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Morre Ceila Santhiago, presença querida na Escolinha Meninos de Ouro

Luto em Anastácio

Morre Ceila Santhiago, presença querida na Escolinha Meninos de Ouro

Ela estava em Campo Grande para tratamento oncológico; Ceila costumava acompanhar as viagens do time

Lutador leva nome de Aquidauana a evento internacional na Costa Rica

Orgulho

Lutador leva nome de Aquidauana a evento internacional na Costa Rica

Erick Felipe Cardoso Valensuelo participou de evento realizado em San José; iniciativa abre espaço para atletas de diferentes lugares do mundo demonstrarem seu talento

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo