X
Cidades

Entre convocados e voluntários, MS já tem quase 28 mil mesários para às eleições 2022

O mesário tem direito a duas folgas para cada dia convocado, ou seja, quatro dias em caso trabalhe no primeiro e segundo turno

Mesário nas eleições / Divulgação/TRE

Mato Grosso do Sul possui quase 28 mil mesários entre convocados e voluntários para trabalharem no dia das eleições 2022. De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) todos estão em treinamento iniciado em 15 de agosto e que termina às vésperas da eleição.

No Brasil serão mais 830 mil pessoas na função, número 93% maior se comparado a 2018 quando cerca de 430 mil mesários atuaram. No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.

Além do vale alimentação no valor de R$ 40 por dia trabalhado, o mesário tem direito a duas folgas para cada dia convocado, ou seja, quatro dias em caso trabalhe no primeiro e segundo turnos, certidão de serviço eleitoral e desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos.

Aos universitários das faculdades conveniadas, o trabalho conta como atividade extracurricular, contabilizando em dobro as horas certificadas. Também têm isenção de pagamento de valores, a título de inscrição nos concursos públicos estaduais, realizados no Estado de Mato Grosso do Sul.

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente no local e na seção em que vota. Não podem ser mesários pessoas com menos de 18 anos, candidatos ou que tenham parentesco até 2° grau, integrantes de diretórios, caso exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo.

Para fazer sua inscrições acesso o site https://www.tre-ms.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/inscricao-mesario-voluntario.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

Educação

Inep apresenta novos indicadores de financiamento

Valor Aluno Ano Resultado é um complemento da União às redes estaduais e municipais em vigor desde 2023

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo