X
Cidades

Festival de Cinema das escolas estaduais de MS estão com as inscrições abertas

Inscrições são até 22 de julho

Com objetivo de promover a cultura audiovisual na REE (Rede Estadual de Ensino), o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), abre as inscrições para o II Festival de Cinema ‘Prêmio ‘Joel Pizzini’ das Escolas Estaduais de MS.

O evento promovido pela SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), tem como temática escolhida para a Edição de 2024: “Diversidade, Educação e Inclusão – a Diferença nos Enriquece, o Respeito nos Une”. Os estudantes da REE podem realizar as inscrições até o dia 22 de julho de 2024.

O secretário de Estado de Educação, Helio Queiroz Daher explica que o festival é um evento de caráter competitivo, que tem por finalidade difundir e revelar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem cinematográfica. “Na última edição, tivemos mais de 50 curtas inscritos realizados por nossos alunos e o objetivo é ressaltar a importância do audiovisual como ferramenta pedagógica dentro das nossas unidades escolares”.

Para o gestor do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), professor doutor Fábio Germano da Silva, o festival da rede estadual de ensino de MS tem como um dos objetivos promover a cultura cinematográfica dentro âmbito escolar com foco na produção criativa desenvolvida pelos alunos da Rede.

“É mais uma oportunidade para revelar talentos e celebrar a Arte como suporte para uma educação pública de qualidade e acessível a todos. O Festival ainda homenageia um dos nossos grandes cineastas sul-mato-grossense Joel Pizzini, nome escolhido para que a nossa identidade artística seja promovida e sirva de referência para os que queiram seguir nessa carreira artística”, pontua o professor.

A temática de 2024: “Diversidade, Educação e Inclusão – a Diferença nos Enriquece, o Respeito nos Une” traz eixos de importância para toda comunidade escolar. “Em um mundo globalizado e interligado, não se pode pensar em Arte, sem considerar a diversidade, a inclusão e a interculturalidade com ponto de discussão para um mundo melhor. Portanto, iniciativas como essa estimulam a criatividade e a produção artística com foco de pesquisa e provoca discussões acerca de temas de grande relevância do mundo contemporâneo”.

Vencedor com o curta ‘Sonho de um Artista’ (2023), o professor orientador Mateus Franco, de Dourados, destaca que precisou pesquisar sobre a linguagem cinematográfica com os alunos para desenvolverem o projeto.

“No ano passado, eu e meus alunos do projeto de teatro encaramos esse desafio de participar do 1° Festival de Cinema. Nossa participação fez com o grupo pesquisasse sobre a linguagem cinematográfica, desde a criação dramatúrgica, atuação, encenação até os enquadramentos: planos e ângulos, e por fim, a edição. A participação nos garantiu o título de melhor filme e melhor fotografia do festival. O que nos deixou muito entusiasmados”, pontua professor Mateus.

Franco ainda ressalta quanto a importância do projeto. “ o festival de cinema é importante para o fomento cultural artístico nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, de grande necessidade para exercitar e incentivar talentos e aprendizagem diferenciadas que colaborem para a formação de nossos estudantes. A temática que no qual foi eleita para ser debatida naquele ano, fez com que impulsionasse as pesquisas para entendermos as urgências e necessidades que pairam sobre Educação”.

O cineasta Joel Pizzini, que recebe a homenagem, destaca que a competição é só um mote estimulante para destacar um talento. “É um momento de experiência, de trabalho em equipe e aprendizado mútuo. Estamos vivendo um momento especial de renascimento de uma nova geração de autores. O legal é quando a gente voa fora da asa”.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Hospital Regional de MS lança 'Dia D' de cadastro de doadores de medula óssea

Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras estão sendo convidados a participar dessa importante iniciativa que pode salvar vidas

Educação

Inscrições para o Prouni são gratuitas

Canal oficial para inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo