O evento reunirá representantes do Governo, setor privado, sociedade civil e academia para discutir os desafios e oportunidades do desenvolvimento nacional para as próximas décadas
Álvaro Rezende, Arquivo
Na próxima quarta-feira (18), das 9h30 às 12h, a Câmara Municipal de Campo Grande receberá o fórum participativo 'Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2050'. O evento reunirá representantes do Governo, setor privado, sociedade civil e academia para discutir os desafios e oportunidades do desenvolvimento nacional para as próximas décadas.
O evento faz parte da iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan/MPO), em parceria com as Secretarias Estaduais de Planejamento e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan).
A proposta busca envolver diversos setores na formulação da Estratégia Brasil 2050 (EB 2050), um referencial de longo prazo para orientar o crescimento sustentável do país.
A EB 2050 tem como objetivos a redução das desigualdades sociais e regionais, o enfrentamento das mudanças climáticas e a preparação para a transição demográfica. Além disso, pretende estimular investimentos, aumentar a competitividade e fortalecer a produtividade nacional.
O plano busca integrar políticas públicas e alinhar ações governamentais, proporcionando maior previsibilidade para o desenvolvimento.
A construção da estratégia se dá por meio de fóruns participativos realizados em diversas capitais do país, promovendo o engajamento de autoridades e da sociedade na elaboração de diretrizes para o futuro do Brasil.
Além dos debates, a Consulta Pública 'Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?' segue aberta no portal Brasil Participativo: brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/participabrasil2050/f/609, permitindo que cidadãos expressem suas expectativas e sugestões sobre o futuro do país.
A participação é gratuita e aberta ao público. Inscreva-se pelo link: www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-ms/2915298
Participação de autoridades e especialistas
Estão confirmadas presenças de autoridades como o Governador Eduardo Riedel, a Ministra do Planejamento Simone Tebet, a Secretária Nacional de Planejamento Virgínia de Ângelis, além de representantes do Tribunal de Contas, Congresso Nacional, Prefeitura de Campo Grande, OAB/MS, Alems, Assomasul e lideranças municipais.
O painel técnico contará com especialistas como Sergio Marcolino Longen (Fiems), Marcelo Bertoni (Famasul), Edison Ferreira de Araújo (Fecomércio/MS), Camila Celeste Ítavo (UFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano (IFMS), além de representantes de entidades como Unicef e a Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani/MS.
O fórum representa uma oportunidade para fomentar debates essenciais sobre o futuro do país e construir soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
Serviço:
Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2050
Data: 18 de junho de 2025
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Endereço: Av. Ricardo Brandão, 1600 – Vila Manoel da Costa Lima, Campo Grande-MS
Horário: 9h às 12h
Inscrições gratuitas, aberta ao público: https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-ms/2915298
Informações: imprensa@secom.ms.gov.br
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Política
O novo processo de seleção também estará condicionado à disponibilidade orçamentária
Polícia
O autor foi localizado e preso por agentes do Setor de Investigações Gerais
Voltar ao topo