O novo lar da onça será o Instituto Ampara Animal, em Amparo, São Paulo
Saul Schramm/Secom
A onça-pintada macho, capturada no Pantanal sul-mato-grossense após o ataque que resultou na morte do caseiro Jorge Ávalo, o "Jorginho", deixou o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) nesta quinta-feira (15). O animal seguiu para um novo destino e com 13 quilos a mais na balança.
Desde que chegou ao centro, no dia 24 de abril, pesando 94 kg, o felino passou por três semanas de cuidados intensivos. Ao deixar o local, pesava 107 kg, resultado de um tratamento focado em suporte nutricional e acompanhamento veterinário.
“Ele chegou desidratado, com baixo peso e apresentou alterações agudas nos exames. Com o tratamento, voltado principalmente para hidratação, alimentação e medicação hepática, o quadro se estabilizou”, explicou Aline Duarte, médica-veterinária e coordenadora do Cras. “Por ser carnívoro, sua dieta foi baseada em carne, com suplementações específicas.”
O novo lar da onça será o Instituto Ampara Animal, em Amparo (SP), onde já vivem outros oito felinos silvestres — cinco onças-pintadas e três pardas — em recintos amplos de mata nativa, sem contato com o público.
Segundo Jorge Salomão, veterinário e responsável técnico da Ampara Silvestre, o espaço é dedicado a animais que, por diferentes motivos, não podem mais retornar à natureza.
Agora mais forte e recuperado, o animal inicia uma nova fase da vida em um ambiente controlado, mas próximo das condições naturais do seu habitat.
Captura
A onça-pintada foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com o apoio do professor e pesquisador Gediendson Araújo, especialista em animais de grande porte – do Reprocon (Reprodução para Conservação), no dia 24 de abril, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal.
A ação também teve o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), UFMS (Universidade Federal de MS) e ICMBio.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Inclusivo
Bioparque Pantanal funcionará em horário especial nos feriados de junho
Bioparque Pantanal realiza ações de educação ambiental
Bioparque Pantanal divulga projetos selecionados para o Clube de Ciências 2025
Emprego
A seleção visa à formação de cadastro de reserva para futuras convocações.
Economia
Contribuintes poderão procurar a PGE para regularizar seus débitos com maior facilidade
Voltar ao topo