X

Ciência

Eclipse lunar penumbral ocorrerá nesta sexta

Último do ano, fenômeno poderá ser observado do Brasil

Compartilhe:

A-

A+

Nesta sexta-feira, dia 18, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, o último deste ano. O fenômeno poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas partes da Ásia.
 
O eclipse deve começar por volta das 18h51, de acordo com previsões da Nasa (Agência Espacial Americana). O fenômeno deve terminar por volta de 22h50 ? no horário de Brasília.
 
Parte da lua ficará ocultada pela penumbra da Terra. ?O eclipse será visível em todo o Brasil, mas muito fraco?, explica o astrônomo e professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Kepler Oliveira. 
 
?Isto é, terá pouco contraste, pois a Lua só entra na penumbra da Terra, (parte da sombra) e não total?, completa.
 
Este será o terceiro eclipse do ano. Em 25 de abril tivemos um eclipse parcial da lua, e em 25 de maio ocorreu outro eclipse penumbral.
 
Um eclipse total da lua ? em que a mesma fica coberta pela umbra da Terra ? está previsto apenas para 15 de abril de 2014, e poderá ser observado do Brasil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Eterna Juma Marruá, Cristiana Oliveira visita vinícola em Aquidauana

Dia especial

Eterna Juma Marruá, Cristiana Oliveira visita vinícola em Aquidauana

Atriz esteve nesta quarta-feira, na vinícola Terroir localizada no distrito de Camisão; no local, vivenciou experiências que unem natureza, vinho e a essência do Pantanal

Adolescente suspeito de homicídio em Bonito é apreendido em Aquidauana

Polícia

Adolescente suspeito de homicídio em Bonito é apreendido em Aquidauana

Jovem de 16 anos foi localizado no bairro Cidade Nova; investigação apura morte de homem de 34 anos e tentativa de homicídio contra outra vítima

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo