X
Ciência

Fenômeno da 'Lua de Sangue' é visto de madrugada em toda a América

Foi o 1º de 4 eclipses totais da Lua que vão ocorrer até setembro de 2015. Fenômeno deixa cor avermelhada no satélite durante o eclipse total.

Compartilhe:

A-

A+

O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar, ou a ?Lua de sangue?, quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
 
No Brasil, o eclipse total poderia ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, se as condições meteorológicas permitissem.
 
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. 
 
A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
 
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
 
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol -- um em abril e outro em outubro. A Nasa (agência espacial americana) explicou que a Lua de sangue é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar.
 
É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
 
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
 
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
 
15 de abril: Eclipse total da Lua ? visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
 
29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália
 
8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia
 
23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo