21 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Ciência

Cientistas encontram gene que pode estar relacionado à satisfação com o casamento

Um gene responsável por regular a serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor, pode indicar o quanto as emoções afetam os relacionamentos

11 OUT 2013 - 13h00min
Veja
Um novo estudo americano relaciona genética, emoções e satisfação com o casamento. Os autores descobriram que um gene responsável por regular a serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor, pode indicar o quanto as emoções afetam os relacionamentos de cada pessoa. A pesquisa foi publicada nesta semana, no periódico Emotion.
 
?É um mistério o que torna alguns cônjuges mais sensíveis ao clima emocional do casamento, e outros tão alheios?, afirma Robert Levenson, psicólogo da Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos, e um dos autores do estudo. ?Com essas descobertas genéticas, nós entendemos mais sobre o que determina o grau de importância das emoções para diferentes pessoas?, completa.
 
Os pesquisadores encontraram um link entre o gene 5-HTTLPR e a satisfação em um relacionamento. Uma pessoa possui duas cópias desse gene: uma herdada da mãe e a outra, do pai. Os participantes do estudo que tinham as duas cópias desse gene mais curtas eram mais infelizes no casamento quando havia muitas emoções negativas, como raiva e desprezo, e mais felizes diante de boas emoções, como bom-humor e afeição. Por outro lado, pessoas com um ou com ambos os genes mais longos eram menos influenciadas pelo teor emocional de seus casamentos.
 
Segundo Claudia Haase, professora da Universidade de Northwestern e autora do estudo, porém, isso não significa que pessoas com diferentes variações desse gene são incompatíveis, mas que as pessoas com os genes mais curtos são mais propensas a sofrer quando estão em um relacionamento ruim.
 
Pesquisa ? O estudo contou com a participação de 156 casais de meia idade e mais velhos que estavam sendo acompanhados desde 1989. A cada cinco anos eles iam à universidade falar sobre sua satisfação com o casamento e interagir entre si, enquanto os pesquisadores analisavam suas expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz e tema da conversa.
 
Mais recentemente, 125 desses participantes forneceram amostras de DNA, e os pesquisadores relacionaram suas características genéticas com seus níveis de satisfação conjugal e teor emocional demonstrado nas interações no laboratório.
 
Esse link entre a genética, as emoções e a satisfação conjugal foi mais expressivo em pessoas mais velhas. ?Uma explicação para isso é que mais tarde na vida ? assim como no início da infância ? nós somos mais suscetíveis à influência dos nossos genes?, afirma Levenson.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mãe flagra filha adolescente seminua com o marido e é atingida a golpes de facão

2
Aquidauana

Sem sinalização, mais um acidente é registrado na rua Antônio Campelo

3
Miranda

Com prefeito a bordo, pescadores se maravilham ao avistar 4 onças à beira do Rio Miranda

4
Aquidauana

Para Tati, fé foi imprescindível para superação da perda e também na chegada de Sofia

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Veja...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"...O LÍDER CUIDA DO POVO."

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CEI Pólo Andréia P. de Oliveira

Rua Felipe Orro, Pavilhão 3, Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Casas de Shows

ARPA

13 de Julho, 680 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3764
Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Ver Mais
Fale com a redação