29 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Desenvolvimento

Com foco na Bioeconomia, Semagro entrega equipamentos de pesquisas para a UFMS

Vários institutos de ciências serão beneficiados por novos aparelhos, que foram entregues nesta sexta

11 SET 2021 - 12h59min
João Marcelo Correia Sanches

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) entregou ontem (10) diversos equipamentos à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Eles devem auxiliar pesquisadores dos institutos de Biociências e Química e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) no desenvolvimento de projetos e ações do convênio Bioeconomia, que também tem a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Finep.

Delivery Amorim - 20Nov - 9

O titular da Semagro, Jaime Verruck, esteve presente na cerimônia, que contou ainda com a presença do reitor Marcelo Turine, a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marina Dobashi, o técnico Valdecir Alves e professores e pesquisadores da instituição. Foram entregues três equipamentos GPA Garmim Etrex; dois freezers verticais com prateleiras; um freezer vertical frostfree; uma capela de exaustão de gases; e um autoclave horizontal de bancada.

“Nosso intuito é permitir que os pesquisadores tenham condições de desenvolver estudos envolvendo essa linha estratégica junto às universidades, aos professores e aos estudantes de graduação e pós-graduação. Temos feito um levantamento de demandas em relação à ciência e tecnologia e qual a melhor forma de direcionar os recursos para que essas demandas sejam supridas”, comentou Verruck.

Para o reitor Marcelo Turine, “o convênio é estratégico para Mato Grosso do Sul. Estamos felizes por ter recebido tantos equipamentos para fortalecer nossas pesquisas na área de bioeconomia e incrementar o potencial do Estado, em especial em relação aos nossos biomas do Pantanal e Cerrado. Assim, poderemos agregar valor, gerar competitividade, riquezas, rendas para as cooperativas e associações familiares e, claro, gerar ciência, que é nossa missão enquanto universidade”.

Os equipamentos e bens recebidos pela UFMS devem ser utilizados em projetos como o Biota, que já produziu um conjunto de conhecimentos importantes sobre a biodiversidade sul-mato-grossense e, ao mesmo tempo, gerou banco de dados com informações essenciais para a formulação de políticas públicas e orientar as ações de interesse do estado, dos municípios e até de empresas públicas e privadas.

Para o diretor do Inbio, Ramon Mello, o dia foi muito especial. “Estamos recebendo da Semagro freezers e GPS que serão utilizados por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Ao longo dos anos, a UFMS veio recebendo outros investimentos do convênio. Nosso Herbário, que possui o maior acervo de exemplares de plantas do Estado, já recebeu do convênio armários compactadores, onde é possível armazenar muitos exemplares de plantas, e ainda nossa Coleção Zoológica, que possui o maior acervo de fauna do Estado e o segundo maior de todo Centro-Oeste, recebeu freezers, coleiras de monitoramento de fauna e ouros equipamentos. Realmente é um dia de festa para o Inbio”, disse.

“O freezer, a autoclave e a capela de fluxo laminar vão ampliar as pesquisas desenvolvidas pelos professores Denise Brentam e Carlos Carollo envolvendo produtos oriundos do Cerrado e Pantanal no Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas. Estamos muito felizes e agradecidos com a parceria”, falou a diretora da Facfan, Fabiane La Flor.

O diretor do Inqui, Carlos Nazario, também ressaltou a importância do convênio para as ações de pesquisa. “Recebemos dois equipamentos de grande valor. Um deles é um detector eletroquímico que possibilita fazermos a detecção de antioxidantes nos biocombustíveis. O segundo equipamento instalado é o de cromatografia gasosa que permite fazer a identificação das moléculas orgânicas presentes nestes combustíveis. Isso também pode promover a expansão das matrizes de biocombustíveis, ou seja, podemos obter novas matrizes energéticas para aplicar na gasolina e em outros combustíveis. Com esse equipamento também podemos fazer análises ambientais e fazer toda identificação de compostos orgânicos. Além disso, diversos acadêmicos de graduação e pós-graduação passaram pelo convênio e, hoje, atuam na área, daí a importância da sensibilização em termos profissionais qualificados”, disse.

Carbono Neutro

O secretário Jaime Verruck também convidou os pesquisadores da UFMS para participarem do edital de R$ 4 milhões para selecionar projetos que contribuam com a meta de ser Carbono Neutro até 2030. “Temos uma matriz econômica muito próxima da neutralização de carbono. Este edital está muito ligado ao que já vinhamos fazendo em relação à bioeconomia. Vinhamos lançando desafios para empresas investirem nessa área, em especial, no grande desafio brasileiro neste sentido, que é a mudança do perfil de uso da terra. Por isso, neste edital focamos na pecuária sustentável e outros mecanismos, cada vez mais subindo a régua da política pública”, disse Jaime.

(Com informações da assessoria da Semagro)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Professor aquidauanense é condenado a 46 anos de prisão por estupro de afilhadas

2
Aquidauana

Ocupante de veículo sai ilesa de capotamento na MS-450

3
Corumbá

Travesti de 23 anos é morta a facadas em Corumbá

4
Policial

Homem agride esposa e joga filho de 4 anos na caixa d'água

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,45m
Miranda
2,42m
Paraguai
0,24m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Gabriel Novis Neves

Só envelhece quem não morreu antes

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Pesqueiros

Pousada e Pesqueiro Toca da Onça

Estrada da Barra Mansa (estr. Boiadeira), - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99860538
Escritórios Contabilidade

Escritório Modelo

Rua 7 de Setembro, 493 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo