08 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Na mesma semana

"Ilumina Pantanal" celebra Cliente Mil e prêmio internacional

Iniciativa que leva energia elétrica por painéis solares foi reconhecida na Inglaterra

27 NOV 2021 - 15h06min
Da redação

A Comunidade Escolar do Polo Sebastião Rolon – Extensão Nazaré, da região dos Paiaguás no Pantanal comemorou na quarta-feira (24) o fato de abrigar a milésima família beneficiada com energia elétrica gerada por paineis solares, por meio do projeto ‘Ilumina Pantanal’. No local, as equipes da Energisa, do Governo do Estado, autoridades e parceiros celebraram o Cliente Mil, encerrando as comemorações do mês do Pantanal. Até abril de 2022, o Ilumina Pantanal vai atender 2090 famílias com paineis solares e bateria para geração de energia elétrica.

“Essa é uma marca extremamente importante para o Ilumina Pantanal. Esse é um projeto que veio para modificar a vida das pessoas e trazer bem estar aos moradores da região pantaneira. O Governo do Estado, junto com a Energisa e a Aneel, está promovendo uma revolução no Pantanal, mostrando ao mundo como que a ciência e a tecnologia podem transformar a vida das pessoas. E aqui, fazemos isso com a energia solar, uma fonte de energia renovável, que traz qualidade de vida, sem impacto ao meio ambiente”, comentou Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que participou da entrega da Energisa ao Cliente Mil, no Pantanal.

No mural feito pelos alunos que detalha o “Brasil que elas querem”, a esperança de muitas crianças: ‘menos queimadas, cuidado com a terra, mais merenda, respeito as culturas, menos preconceito, mais escolas e inclusão, inclusão essa que pode ser traduzida pela chegada da energia as famílias da região, considerada uma das mais carentes do pantanal.

Dona Dina Angélica Nunes e o esposo, seu Alcides souberam pouco antes do evento começar que eram o milésimo cliente da concessionária a receberem energia elétrica. O casal, nascido e criado no meio do pantanal sonhavam com uma geladeira; conquista que também foi realizada, por meio da doação feita pelo Programa de Eficiência Energética para 200 famílias da região.

“A Energisa é pioneira na universalização do Pantanal, e foi rompendo barreiras que chegamos aos lugares onde as pessoas mais precisam. É energia limpa e tecnologia à serviço dos ribeirinhos, demais comunidades pantaneiras e produtores rurais para a preservação do meio ambiente e fomento do potencial produtivo turístico”, disse o coordenador do projeto, Heber Selvo.

Em tom aconchegante de quem visita sempre o local, a solenidade foi conduzida pelo coordenador do projeto Ilumina. O diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos e o gerente do departamento de manutenção e construção, Rodolfo Pinheiro, que também conhecem a região participaram do evento, bem como o secretário adjunto da SEMAGRO, Ricardo Sena e a presidente do CONCEN, Rosimeire Costa.

“Somos muito técnicos, mas o que a gente encontrou aqui vai além da formação de qualquer engenheiro eletricista. Muito mais do que levar luz para o Pantanal, a iniciativa da Energisa leva qualidade de vida e mais esperança para a comunidade. Esse projeto mudou o conceito do que era apenas o desafio de conseguir o recurso financeiro. Descobrimos que era muito mais do que isso porque esse projeto tocou no coração das pessoas. É uma integração que se tornou uma inclusão social e se transformou no cuidado ao bem-estar de cada um de vocês que aqui vivem, destacou o diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos.

Projeto conquista prêmio mundial na Inglaterra

O Projeto Ilumina Pantanal, do Grupo Energisa foi o grande vencedor na quarta-feira (24) da premiação internacional Solar & Storage Live Awards 2021 sobre inovação e geração solar, que aconteceu em Birmingham, na Inglaterra.

O prêmio é concedido pela Solar Energy UK, uma organização britânica sem fins lucrativos que representa toda a cadeia de valor do armazenamento solar e de energia, liderada por membros de mais de 230 empresas e associados.

O desafio de universalizar a energia elétrica no pantanal sul-mato-grossense de forma sustentável, surgiu para a Energisa em 2015 a partir de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para um amplo levantamento sócio, econômico e ambiental da região, estudando várias alternativas de eletrificação e buscando as mais modernas tecnologias mundiais de baterias e equipamentos para avaliar a que melhor se adequada ao bioma.

O gerente de planejamento da Energisa Mato Grosso do Sul, Antonio Matos, participou da cerimônia representando o Grupo. “Essa premiação reforça que acertamos. Hoje vemos o resultado de um trabalho que além de inovar, vem transformando a realidade de muitas famílias. Fico muito feliz de receber na Inglaterra em nome do Grupo Energisa esse troféu.

 

Mais Lidas

1
Geral

Mulher que morreu após acidente na BR-463 era engenheira agrônoma

2
Policial

Homem agride a esposa por ciúme e é preso em Aquidauana

3
Aquidauana

Aquidauana terá voo de balão para marcar início da ExpoAqui

4
Campo Grande

Empresário morre um dia após plástica no rosto em Campo Grande

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min21 max26

Aquidauana

Chuva
min21 max26

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

De Juma à Maria Bruaca Com os Nossos Tenórios Nossos ...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo