Não há quem não conheça os traços marcantes do cartunista Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica, que nesta terça-feira (11), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, retratou a bióloga Neiva Guedes, responsável pela preservação das araras do nosso Pantanal.
Conforme divulgou o site da Revista Galileu, a imagem faz parte do projeto nacional chamado Donas da Rua da Ciência, criado para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações.
Reconhecida em todo Mato Grosso do Sul e cada vez mais fora daqui, Neiva iniciou o seu trabalho como professora da Universidade Uniderp, há 30 anos, instalando e monitorando ninhos artificiais para procriação e proteção das araras que estavam em extinção.
Para Neiva, não é só o nome dela que o desenho representa, é de toda a sua equipe do Instituto Arara Azul. “É muito gratificante, principalmente nesse dia das Meninas e Mulheres na Ciência, pois temos um potencial muito grande no Brasil, pois temos toda a estrutura, mas precisamos de um estimulo e maior apoio do governo”, disse a bióloga para O Pantaneiro.
Em seu perfil do Facebook, amigos parabenizavam a linda homenagem. “Parabéns, Neiva! Estamos muito bem representados”, escreveu um internauta.
Também foi compartilhado link da matéria feita pela National Geographic, principal e mais conhecido canal de televisão e revista destinado a documentários, séries e programas destinado a ciência, tecnologia, história e meio ambiente.