X

Gabriel Novis Neves

O Tudo e o Nada

Compartilhe:

A-

A+

Como a matéria do universo, muita coisa em nossas vidas surgem do nada.

Nem sempre o que levamos anos e anos organizando, e mesmo sonhando, consegue nos levar ao tudo. Muito do que vivenciamos como metas, estão apenas no seu estágio primitivo, na forma gasosa que precede a criação. Estou convencido, por exemplo, de que a política é uma delas.

Como seres pretensiosos que somos, julgamos sempre que este ou aquele sistema político, social, econômico, educacional ou até comportamental, seria definitivo, o que absolutamente não corresponde à realidade.

Esses sistemas poderão apenas representar um estágio nessa experimentação diária a que nos submetemos nos processos de transformação do universo e que são alheios à nossa vontade.

Entretanto, a nossa empáfia não nos permite essas avaliações.

No âmbito pessoal, uma grande parte das nossas angústias seria minimizada se deixássemos que o tempo e as leis do acaso pudessem agir livremente. Não estamos falando de apatia com relação aos fatos, muito ao contrário, estamos falando de sabedoria em não atropelar o livre curso dos acontecimentos.

Quantas vezes nos surpreendemos com atitudes intempestivas em determinados momentos e que depois de algum tempo são, por nós mesmos, rotuladas como desnecessárias e, até mesmo, desproporcionais ao fato? 

A filosofia popular traduz isso muito bem ao transformar em música o ?deixa a vida me levar?.

Seremos bem mais felizes quando nos tornarmos menos ditadores das normas de comportamento tidas como perfeitas e nos entregarmos às possibilidades de transformar o Nada em Tudo ou simplesmente voltar ao Nada.

Segundo uma lei da cibernética, ?As coisas só se organizam no caos?.
 
Gabriel Novis Neves
26-10-2012

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

FRONTEIRA

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

Veículo foi localizado fora da pista na região de Cabeceira do Apa; nenhum suspeito foi encontrado

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

EDUCAÇÃO

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo