X

Gabriel Novis Neves

Imprevistos

Compartilhe:

A-

A+

O próprio sentido da palavra já é questionável para os habitantes do planeta Terra. 
 
Como prever alguma coisa nesse mundo de incertezas que vivenciamos todos? 
 
Talvez seja até isso o que torna a vida tão fascinante. 
 
Apenas os muito ansiosos passam a vida tentando explicar e administrar todos os acontecimentos à sua volta. 
 
Vivemos de momentos, e não de fórmulas resolvidas visando o bem-estar perene. 
 
Muito sofrem os que visam controlar e gerenciar as emoções e as experiências alheias. Fazer isso com as nossas próprias já é uma tarefa quase impossível. 
 
Como faz parte da nossa genética procurar zonas de conforto, absorvemos mal os imprevistos, pois não somos condicionados a acreditar que viver é sempre correr grandes riscos. 
 
Somos, ao contrário, levados a buscar a felicidade nos velhos aprendizados das belas histórias do ?felizes para sempre?. 
 
A decepção é inevitável na vida adulta quando descobrimos que não é assim que funciona a engrenagem. 
 
A tão falada sabedoria da velhice está apenas na capacidade que adquirimos em não brigar com o novo. É exatamente aprender nessa metamorfose diária que permite que nos tornemos pessoas mais tranquilas. 
 
Os idosos, como têm muito mais passado que futuro, passam a escancarar o presente com toda a sua força, vivendo dessa maneira mais intensamente, pelo menos mentalmente, os que conseguiram conservar as suas faculdades. 
 
Passam a não se levar tão a sério, na profunda compreensão de que somos apenas poeiras no espaço movido por energias incontroláveis. 
 
Benditas palavras: ?ah, se os jovens soubessem e os velhos pudessem?... 
 
A juventude com a sua sofreguidão vive de planos preestabelecidos como imutáveis e, por isso, se frustra tão mais frequentemente. 
 
A vida nos ensina que cada pessoa é única na sua individualidade. Tentar mudá-la é mais difícil que  quebrar um átomo de carbono. 
 
Tudo o que temos de fazer é entendê-la e respeitá-la, tendo em vista as limitações e os vários imprevistos que moldam as nossas vidas e pelos quais não temos a mais remota responsabilidade, mas que, com certeza, vão marcar para sempre os nossos comportamentos. 
 
 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

FRONTEIRA

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

Veículo foi localizado fora da pista na região de Cabeceira do Apa; nenhum suspeito foi encontrado

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

EDUCAÇÃO

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo