X

Lidio de Souza Neto

As árvores também suplicam...

Compartilhe:

A-

A+

Madeireiros, pecuaristas, crescimento demográfico desordenados estão entre os principais responsáveis pela visão catastrófica do futuro de nossas florestas diante de um governo indiferente.
 
O fogo, utilizado para queimar a mata para dar lugar aos pastos, leva consigo milhares de árvores nobres, além de destruir o habitat de centenas de espécies animais.
 
Nessas pegadas do ?bicho-homem?, fica um cenário de terras devastadas, terrenos áridos e povoados miseráveis, heranças da exploração desenfreadas dos ambiciosos, inimigos da natureza.
 
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore. Na verdade, na nossa visão, é pouco e insignificante essa menção, em se tratando da proteção das nossas florestas, levando em consideração o que elas representam para a nossa boa qualidade de vida.
 
Hoje, são comuns questionamentos acerca desse assunto no mundo globalizado. Porém, ver ações práticas e eficazes, por parte de nossas autoridades, as que têm o dever de gerenciar e fiscalizar as agressões explícitas que nossas florestas vêm sofrendo ao longo desse tempo, é uma utopia.
 
Já ouvimos falar muito dos nossos principais Biomas como a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica e o nosso próprio Cerrado e Pantanal e as agressões que vêm sofrendo por conta do desenvolvimento, pela ambição e ganância do homem.
 
A exploração irracional, a extração de madeiras e ainda o desmatamento que cresceu este ano, aproximadamente 30%, em média, no Mato Grosso do Sul é comprometedor.

Somados ao desmatamento para a formação de novas pastagens e para o plantio da cana de açucar, na região de transição e cerrado, onde nascem os principais rios do Pantanal, é preocupante, por se constituir em risco eminente para a perpetuação dos nossos principais Biomas da região, o Pantanal e Cerrado.
 
O pior é que todas essas degradações ambientais acontecem explicitamente sob os olhares de nossas autoridades e são poucas as que se manifestam contra esses crimes ambientais. Os inimigos da natureza não têm nenhum cuidado e constrangimento para cometerem esses tipos de crimes ambientais.
 
Seja na cidade ou no campo, como acontece em Aquidauana e Anastácio, onde falta consciência ecológica e sobra muita ousadia. Essas ?pequenas atitudes maléficas?, praticadas em nossa região, somadas às ações criminosas praticadas em grande escala, podem reservar um futuro sombrio para essa e futuras gerações e comprometer a perpetuação de toda a flora e fauna em âmbito Global.
 
Os nossos principais biomas estão em rota de comprometido total. Um dos principais mecanismos que poderia estancar essa ?sangria?, crime ambiental, é sem dúvida a Educação Ambiental. Ela esta inserida em toda área de atuação do ser humano, porém, se não for bem aplicada poderá ser falha e comprometer todo um trabalho.
 
Os nossos principais biomas, como um todo, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, em especial o nosso Cerrado e Pantanal, nos últimos cinqüenta anos, vem sofrendo várias agressões em nome de um desenvolvimento sem sustentabilidade, em busca do melhor conforto e da tão almejada ?boa qualidade de vida?.
 
A Educação Ambiental e a participação de todos, Governo e Sociedade, aliados à base familiar, são mecanismos determinantes nesse contexto para restabelecer o equilíbrio ambiental dentro dos mecanismos que a própria Natureza possui. A natureza agradece!
 
?PEQUENAS ATITUDES FAZEM DIFERENÇA?


SGT LÍDIO DE SOUZA NETO - ESPAÇO VERDE 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Indígena Terena com raízes em Aquidauana é empossado diplomata

INÉDITO

Indígena Terena com raízes em Aquidauana é empossado diplomata

Idjahure Kadiwel está entre os primeiros indígenas a ingressar na carreira diplomática; com Essi Rafael, município passa a ter dois representantes no Itamaraty

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo