“No dia 15 de setembro de 1997 foi assinada, pela União Interparlamentar, organização internacional dos parlamentos, a Declaração Universal da Democracia. Assim, esta data se tornou, em 2007, o Dia Internacional da Democracia.”
“Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente-diretamente ou através de representantes eleitos-na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual autodeterminação política.“(https://pt.wikipedia.org>wiki>)
É um termo que vem do grego antigo... Antigo e antigo, mas parece que uns e outros, ainda não entenderam e observa-se que foi criado no século V a.C. Pensa e reflita.
Há de se notar que a tão famosa e falada democracia, não se resume apenas nas eleições, e pronto. Fechou-se a discussão e fim de papo ou de consulta...
Vai muito mais além, mas além, mesmo.
Vai à constante presença do vencedor ou representante do cidadão, participando da vida da cidade até as necessidades. Dos seus momentos. Vivências e completudes.
É a famosa expressão “24 horas no ar”.
E para quem sai vencedor, em qualquer eleição, deve ficar obrigatoriamente no cargo e não fazer as famosas trocas, das funções e posições, para melhorar e facilitar o quadro político. E há de se fazer a pergunta: Melhorar o quadro de quem?
E se assim acontece, já começou enganando o eleitor... Mentiu para o eleitor. Usou da confiança de quem o elegeu ou a elegeu...
Facilidades políticas?
Estratégia, só se for para enganar quem depositou a confiança através do voto, confiando nas propostas, então a colocadas e apresentadas.
E já que a democracia é a palavra da moda, qual a posição da mulher no universo democrático?
El, a mulher é protegida? Só a Lei Maria da Penha bastou?
Ou a sociedade, ainda não entendeu que a mulher tem o direito de estar onde quiser com quem quiser e como quiser?
A democracia não é o direito de ir e vir ou este direito só se aplica ao homem?
Se estende, lógico á mulher, seja qual for sua faixa etária, profissão ou condição social!
A mulher é livre e para alguns “a liberdade ofende.”