18 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Rev. Vivaldo Melo

As dificuldades com o termo seita

Notícia veiculada esta semana no site terra diz que "o brasileiro Valdecir Pinheiro, considerado o inimigo público número um da Policia Paraguaia, foi morto, na quarta feira, durante um confronto com as forças de segurança de Ciudade del Este, a 330 km...

dothCom Consultoria Digital2
6 JUN 2011 - 00h00min

Notícia veiculada esta semana no site terra diz que "o brasileiro Valdecir Pinheiro, considerado o inimigo público número um da Policia Paraguaia, foi morto, na quarta feira, durante um confronto com as forças de segurança de Ciudade del Este, a 330 km da capital Assunção, no Paraguai. Ele era acusado de promover vários seqüestros, entre eles o de Hirakazu Ota, um pastor japonês que representava a seita Moon no Paraguai". Mais à frente o texto define Hirakazu como "pastor evangélico".

A mídia secular e muitas pessoas respeitadas no mundo das idéias costumam fazer a maior confusão quando se referem à determinadas vertentes religiosas. Anos atrás detestei ler o Aurélio, famoso dicionário, definindo o termo "presbiteriano" como sendo a identidade religiosa de quem pertence a uma "seita protestante". Da mesma forma estremeço ao ver um órgão tão notável como o site em menção, definir, mesmo que por inferência, o moonismo como sendo um segmento evangélico.

Parte do problema resulta da constatação histórica de que o protestantismo, hoje, é extremamente fragmentado, contabilizando milhares de denominações dentro de pelo menos três vertentes principais: históricas, pentecostais e neo pentecostais. Como a Igreja católica tem a virtude de manter a unidade na diversidade, quando surge uma expressão de fé nova, se utilizando de alguns referenciais bíblicos, a tendência mais comum é designá-la como protestante (ou evangélica), mesmo que defenda heresias absurdas. Poucos se dão ao trabalho de, num exercício de honestidade intelectual, confrontarem as doutrinas principais de cada movimento com o texto-referência de fé do cristianismo, que é a Bíblia.

A referência ao moonismo como "seita" na notícia do site terra está correta, considerando-se que uma "seita" é todo e qualquer sistema que se afasta de uma crença geral. Alguns ensinamentos centrais do sistema doutrinário do "Reverendo Moon" chocam-se com a essência do evangelho. A maior aberração é a ênfase de que Jesus Cristo não realizou uma obra completa em seu ministério terreno. Moon teria vindo ao mundo para fazê-lo. Isto basta para definir o movimento como uma seita, considerando-se o sentido da expressão. Mas, referir-se a um membro do moonismo como "pastor evangélico" é contraditório e aviltante. Pela lógica alguém não familiarizado com as questões religiosas poderia definir uma Igreja evangélica como "seita".

É preciso perguntar, no contexto desta discussão, qual a crença geral do cristianismo? Embora hajam discordâncias ao meu ver secundárias, há unidade entre os cristãos em questões como a autoridade das Escrituras (no caso do protestantismo é a única regra de fé) e a partir de sua leitura todos acreditam na existência de Deus, na Trindade divina , na humanidade e divindade de Cristo, no significado de sua morte, no pecado como elemento que separa o homem de Deus, etc. Pelo menos dentro do prostestantismo as diferentes interpretações de alguns textos bíblicos não comprometem ou não deveria comprometer a sua unidade. Na relação direta protestantismo/catolicismo o diálogo inter-religioso das últimas décadas pelo menos excluiu a possibilidade da maioria dos católicos verem as Igrejas evangélicas como "seitas". E ambos concordam que grupos como mórmons, moonistas e testemunhas de Jeová, etc., são conceituados como seitas heréticas. Mas, o debate em algumas instancias ainda é intenso. Por isto mesmo não se pode culpar alguns jornalistas pelos erros conceituais ao fazerem referencias aos grupos religiosos, principalmente aqueles que se valem da Bíblia para definirem algumas matérias de fé. Afinal, como disse alguém, ela é a mãe de todas as heresias, por causa da tendência que os homens têm de distorcerem seus ensinos.

Pastor da Igreja Presbiteriana de Aquidauana
vivaldo-2008@hotmail.com / site: www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos após colisão na BR-262

2
Aquidauana

Após o susto, salva-vidas arremessado por touro em Aquidauana diz que está bem

3
Policial

Adolescente de 16 anos morre após confessar assassinato e furtos

4
Aquidauana

Salva-vidas arremessado de touro está na enfermaria da Santa Casa

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Chuva
min23 max32

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Camping

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7460
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo