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Carlos Frederico

Como começar a implantar um programa de qualidade na empresa

Opontapé inicial pode ser por meio de palestra, apresentação de audiovisual ou reunião, expondo para os líderes o significado da Gestão de Qualidade.

Numa segunda etapa, escolha o coordenador, que assumirá os trabalhos de implementação do programa e que, juntamente com a diretoria, definirá a política da qualidade na empresa, seus princípios de atuação e o compromisso com a satisfação dos clientes.

Você também pode optar por contratar uma Consultoria Externa com o intuito de orientar as ações. Caso seja esse o caminho escolhido, é importante observar as seguintes recomendações:

 Não abra mão do controle das decisões em sua empresa.

 Tenha em mente que você e sua equipe são as pessoas de maior conhecimento sobre os negócios da organização.

 Entenda que o papel da Consultoria restringe-se ao assessoramento ao corpo técnico e gerencial de sua empresa.

 Faça a relação custo x benefício antes de formalizar o contrato.

 Observe se o contrato deixa claro os seguintes pontos: os objetivos, a abrangência dos serviços, os recursos envolvidos, o prazo, o preço e a forma de pagamento.

Onde sua empresa está? Aonde quer chegar? O que você precisa fazer?

Estas três questões podem parecer simples, porém são fundamentais para sua empresa, e mais do que ninguém, você deve saber que não é fácil responde-las. Cada uma dessas respostas auxilia a traçar um diagnóstico da situação atual da empresa, bem como as metas e o planejamento para alcançá-las.

Nessa etapa é importante a realização de uma pesquisa de satisfação dos clientes. O objetivo é estabelecer uma comunicação para que a empresa se posicione em relação ao perfil e às necessidades dos consumidores. Essa pesquisa pode ser feita por meio de uma urna, de uma conversa-consulta num balcão, do serviço de telemarketing, entre outras ferramentas.

Também é preciso refletir sobre as seguintes perguntas:

 Quem são seus concorrentes diretos? E os indiretos?

 O que eles oferecem de que você não dispõe?

 O que você precisa para se igualar a eles? E para superá-los?

Responder a essas perguntas também vai ajudá-lo a estabelecer as metas a serem perseguidas pela empresa.

O sucesso do Sistema de Gestão de Qualidade em sua empresa vai depender:

 Saber o que o cliente quer - Compreender suas necessidades presentes e futuras, atender a seus requisitos e se esforçar na superação de suas expectativas.

 Comprometimento - Os líderes, inclusive você, dono do negócio, devem estabelecer a unidade e os rumos da organização. Crie e mantenha o ambiente interno voltado ao envolvimento de todos, do faxineiro ao diretor.

 Fidelização - Conquiste e coordene seus colaboradores (internos e externos), com sua presença e seu apoio às idéias de melhoria propostas por eles no decorrer do processo.

 Relacionamento - A empresa, os funcionários, os fornecedores e os clientes são interdependentes, e um relacionamento mutuamente benéfico leva à melhoria da capacidade de criar valor.

 Melhoria contínua - A melhoria contínua do desempenho global deve ser um objetivo permanente da empresa.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Por onde começar. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 14-23.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

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