Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail: cfccosta@terra.com.br
A Gestão de Qualidade prevê a melhoria contínua do desempenho da empresa. O mais alto grau de performance é a excelência.
As normas da ISO 9004 e os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) servem como referências reconhecidas para alcançar o grau mais alto.
À primeira vista, o nível de excelência pode parecer um patamar bem distante para as pequenas e médias empresas. Porém, não é impossível chegar lá, desde que seja realizado um trabalho de longo prazo, com determinação, dedicação e persistência.
A ISO 9004 apresenta diretrizes para a melhoria do desempenho do Sistema de Gestão de Qualidade. O foco é otimizar para conquistar a satisfação não apenas do cliente como a de todos envolvidos com a empresa: funcionários, fornecedores e comunidade.
Os princípios ISO para se chegar ao grau de excelência são:
foco no cliente;
liderança;
envolvimento de pessoas;
abordagem de processos;
gestão da melhoria;
abordagem para tomada de decisões;
benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
As organizações candidatas ao Prêmio Nacional de Qualidade devem fornecer informações sobre seu Sistema de Gestão da Qualidade, os processos de melhoria e os resultados alcançados, de acordo com o que é solicitado em cada um dos oitos critérios de excelência da premiação:
liderança;
estratégias e planos;
clientes;
informações e conhecimento;
pessoas;
processos;
resultados.
Esses critérios são revisados anualmente, a partir da troca de experiências com outras fundações similares de outros países.
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para a conquista da excelência visa principalmente à valorização das pessoas. Nesse caso, a empresa deve introduzir programas de desenvolvimento e capacitação, além de promover a qualidade de vida dentro e fora da organização.
Uma banca examinadora - constituída por especialistas de diversos setores de atividades - realiza a avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa candidata ao Prêmio Nacional da Qualidade, a partir dos critérios e fundamentos definidos pela Fundação Nacional da Qualidade. Todas as empresas inscritas recebem uma análise detalhada de sua Gestão de Qualidade, com as pontuações obtidas em cada item, os pontos fortes e ainda como melhorar o desempenho da empresa.
Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Em busca da excelência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial. São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 54-61.
*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS.