18 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Rev. Vivaldo Melo

Crônica do Cotidiano

Todos que se encontravam no velório do Joaquim Andrade, alvejado com vários tiros pelo visinho, Maurício Duarte, se impressionaram com a comoção de Manoel Gustavo, político conhecido na cidade, dono de um denso eleitorado. Alguns conseguiram entender...

dothCom Consultoria Digital2
6 JUN 2011 - 00h00min

Todos que se encontravam no velório do Joaquim Andrade, alvejado com vários tiros pelo visinho, Maurício Duarte, se impressionaram com a comoção de Manoel Gustavo, político conhecido na cidade, dono de um denso eleitorado. Alguns conseguiram entender naquele momento a razão de sua popularidade, especialmente entre os mais pobres.

Na verdade Manoel foi além do mero choro. Viabilizou os meios para que o caixão e todos os serviços funerários fossem quitados. Durante as horas amargas enfrentadas pela família entre o velório e o enterro do corpo, em várias ocasiões se fez presente, chegando a anular alguns compromissos de agenda. E quando lá estava, cumprimentou respeitosamente à todos os presentes, distribuiu abraços calorosos aos familiares e não poupou os votos de pesar. Não poucas vezes manifestou sua revolta com Maurício, o assassino. Afinal, o crime fora banal. Matara o visinho simplesmente porque este reclamara do seu cachorro, que vivia solto e representava um perigo permanente para as crianças.

- "Um cara desse tem que morrer na cadeia", disse em determinado momento, mostrando-se indignado!

Quando a missa de corpo presente começou - Manoel era católico - fez questão de ler uma parte do folheto litúrgico. O padre, à priori não mostrou-se confortável com a idéia, certamente por ver além dos que ali estavam. Aliás, nem precisava ser sacerdote, para entender que ele estava simplesmente reproduzindo um modelo de intenções muito peculiar na cultura circundante.

Na hora mais difícil, quando o corpo seria levado e as últimas imagens daquele que fora, segundo testemunhas, um bom rapaz, ficariam gravadas na retina dos amigos e familiares, lá estava o Manoel, ao lado da mãe enlutada, dizendo-lhe coisas como "ele foi desta para melhor" ou "Deus o tomou para si". Na verdade as frases foram apreendidas de outros funerais, ditas por oficiantes religiosos. "Político esperto tem que aprender a linguagem religiosa", sempre gostava de dizer Manoel, nas reuniões à portas fechadas, para seus assessores, quase sempre entre um sorriso e outro. Finalmente na hora de carregar o caixão, foi o primeiro a pegar numa das alças.

Já tarde da noite quando, quando chegou em casa, e depois de um caloroso abraço da esposa, Manoel observou:

- "Hoje com certeza eu ganhei novos eleitores".

Antes de dormir, naquela noite, ele ainda teve tempo para contatar com um dos assessores mais próximos. Pediu-lhe que entrasse em contato com o Dr. Eurípedes, advogado conceituado, famoso por defender com brilhantismo alguns criminosos.

- "Diz a ele para assumir a defesa do Maurício. Pobre rapaz. Deve estar angustiado enquanto não se apresenta à Polícia", argumentou para o assessor. E continuou: "Já estou até vendo as manchetes do Jornal A Cidade: "Maurício Duarte mata visinho com um tiro certeiro!".

- "Coitado do Maurício!", balbuciou, depois de desligar o telefone.

*Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência...

Vivaldo S. Melo
Pastor e Jornalista

 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos após colisão na BR-262

2
Aquidauana

Após o susto, salva-vidas arremessado por touro em Aquidauana diz que está bem

3
Policial

Adolescente de 16 anos morre após confessar assassinato e furtos

4
Aquidauana

Salva-vidas arremessado de touro está na enfermaria da Santa Casa

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Chuva
min23 max32

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo