18 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Rev. Vivaldo Melo

Deus não é surdo....

Referindo-se ao fato de que Deus está sempre ao lado de seus filhos, o Pr. Jader Oliveira, da Igreja Uniedas, tomado pela emoção diante da morte da filha, Taíza, no começo da semana, lembrou de uma cena bíblica muito conhecida. Quando uma tempestade...

dothCom Consultoria Digital2
6 JUN 2011 - 00h00min

Referindo-se ao fato de que Deus está sempre ao lado de seus filhos, o Pr. Jader Oliveira, da Igreja Uniedas, tomado pela emoção diante da morte da filha, Taíza, no começo da semana, lembrou de uma cena bíblica muito conhecida. Quando uma tempestade irrompeu no mar, os discípulos se agitaram. Jesus, dormia. Alguém até imaginou Pedro, sempre intempestivo, dando uma dura no Mestre. Mas, não era necessário gritaria naquele momento. Deus estava presente naquele ambiente. Talvez se os discípulos deitassem e se aquietassem, teria sido melhor.

Uso a ilustração para lembrar de uma tese, defendida por alguns. Poderíamos chamar de "teologia do grito?". Não sei. A verdade é que alguns defendem que na adoração e na confrontação com as hostes do mal, o grito "move o coração de Deus". Certamente esse é mais um dos extremos da religiosidade atual, afinal nada é mais aceitável a Deus do que uma vida de retidão. As formas usadas para a adoração e para os "confrontos com as forças das trevas" podem ser meramente coisas do homem, não tendo relação alguma com espiritualidade ou autoridade.

Conheci um homem de Deus, já falecido, que sempre era procurado para atuar em casos de possessão. Nunca o ouvi gritar. Apenas declarava a autoridade de Cristo. E as pessoas eram libertas. Um conhecido avivalista da região norte apenas abria os lábios para invocar o nome de Deus e multidões eram quebrantadas, sem grito algum de sua parte.

Pensemos um pouco na adoração. Embora as emoções não devam jamais ser cerceadas, não é no muito pular, dançar ou gritar que ficará caracterizada sua autenticidade e aceitabilidade diante de Deus. Como referencia bíblica podemos citar o conhecido Salmo 15. No antigo testamento o adorador, ao comparecer diante do sacerdote chefe, recebia orientação quanto as condições para admissão. A condição fundamental era a retidão interior expressa em virtudes como a prática da justiça, compromisso com a verdade, não fazer mal ao próximo, não lançar injúria, desprezar o mal, honrar os que temem ao Senhor, cumprir o que se promete, não emprestar o dinheiro com usura e não aceitar suborno. As formas de adorar, portanto, ocupam um segundo plano na percepção do próprio Deus.

A grande verdade nesta discussão é que Deus não é surdo. Se um cristão quer adorá-lo com gritos, choros, expressões corporais e muitas outras formas utilizadas em nossa cultura, pode e deve fazê-lo. Mas, se não tiver um coração quebrantado e um desejo permanente de viver uma vida reta, tudo será "fogo de palha" como diz o profeta. No caso da adoração, importa que os adoradores o façam em espírito e verdade. A forma é apenas um detalhe. Na luta contra os poderes das trevas não será a intensidade do grito que fará o inimigo fugir. Ele não tem medo de rugidos, afinal a própria Bíblia diz que ele ruge como o leão. Mas, ele certamente tem medo da presença plena de Jesus no coração de um cristão que tem compromisso com a santidade. Afinal, Jesus "é o leão" da tribo de Judá, conforme dizem as Escrituras.

Pastor da Igreja Presbiteriana
Vivaldo-2008@hotmail.com / www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos após colisão na BR-262

2
Aquidauana

Após o susto, salva-vidas arremessado por touro em Aquidauana diz que está bem

3
Policial

Adolescente de 16 anos morre após confessar assassinato e furtos

4
Aquidauana

Salva-vidas arremessado de touro está na enfermaria da Santa Casa

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Chuva
min23 max32

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Óticas

Ótica e Relojoaria Eska

Rua Sete de Setembro, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4385
Auto Posto

Posto Jato

Av. Dr.Sabino, 161 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2354 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo