X

Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber ( IX )

No Oriente, a partir do século IV, desenvolveu-se a Piedade Mariana e inclusive no culto litúrgico. A mais antiga imagem de Virgem se atribui a São Lucas, que a representava com uma criança nos braços.

Maria, ao dizer "Sim" ao convite de Deus, introduz no mundo o verbo divino, Jesus Cristo, ela tornou-se a única criatura a gerar o seu Criador segundo a natureza humana.

O Papa Paulo VI ao se dirigir aos padres conciliares do Vaticano II, declarou que Maria Santíssima é Mãe de Igreja, Mãe de todos os homens e especialmente dos membros do Corpo Místico de Cristo.

As primeiras manifestações em honra a Maria encontramos na Síria, ao final do século IV, tendo por objetivo um comemoração de suas virtudes, especialmente de sua Integridade virginal.

O dogma da Assunção se refere à Mãe de Deus que ao final de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à gloria celestial.

Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, na Constituição "Munificentíssimo Deus."

No dia 13 de maio realizou-se a primeira das seis aparições da Virgem de Fátima, em Portugal, aos videntes Lucia, Francisco e Jacinta ( O ano não e mencionado).

A devoção para a Nossa Senhora Consolata ( ou Consoladora dos Aflitos) surgiu em Turim ( norte da Itália), na metade do século V.

Os monges, 93 D.C., conectando a visão de Elias mostrando a Virgem dirigindo-se ao Monte Carmelo, construíram uma capela à Virgem.

O Papa Pio XII recomendou esse devoção que entende o Escapulário como uma veste mariana, símbolo da proteção de Maria.

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: 5º domingo após a Páscoa: 1º domingo de maio; 7 de Setembro ( Dia da Pátria). Porém a CNBB, em 1953, determinou que a festa fosse no dia 12 de outubro de cada ano, por ser a data do Descobrimento da América.

Novena é a pratica de piedade popular que no decorrer de 9 dias seguidos, ou semanas e meses seguidos ( total de 9), prepara uma festa religiosa ou procura alcançar um graça.

As principais novenas entre nos são, as da Imaculada Conceição, Natal e Pentecostes.

A oração do Rosário surge no ano 800 nos mosteiros. Os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, rezavam 150 pai-nossos.

No decorrer do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 ave-marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 em honra a Maria.

Nossa Senhora do Desterro é muito venerada na Itália. Este título, conforme Mateus, afirma que após a partida dos Reis Magos, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José (Mt 2, 13-14), tendo a família de Nazaré que fugir para o Egito por que Herodes queria matar o menino.

São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, espalhou a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, que lembra a proteção de Maria sobre a Igreja e o Papa.

Os fieis clamam a sua intervenção na Obra do Oratório, como a "A Virgem de Dom Bosco".

Nossa Senhora Mãe da Igreja- Este título foi proclamado à Santíssima Virgem no dia 21 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI, no encerramento da 3º sessão do Concilio Vaticano II.

A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve inicio no México, com sua aparição ao Índio Juan Diego , em 1531, quando ele passava pela coluna de Tepeyac, e a viu sobre uma nuvem, envolta em um arco-iris. Em 1945, foi declarada Padroeira da América, pelo Papa Pio XII.

Aquidauana , MS 06 de Novembro de 2007

VITOR MAKSOUD
MEDICO
CRM/MS/61

Referencia: Agenda Bíblica 2007

Deixe a sua opinião

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo