X

Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber XI

São Pedro é o guardião das portas do céu e é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele.

O Apostolado da Oração pretende alcançar a santificação e a salvação do mundo mediante essa devoção. Em 1917 contava com 20 milhões de associados. Em 1960 chegava ao dobro em todo mundo.

Antigamente a missa possuía este nome, era chamada de "Ceia do Senhor" ou "Eucaristia".

São João Eudes, em 1670, introduziu a primeira festa publica ao Sagrado Coração de Jesus.

Paramentos: Túnicas, geralmente branca, é a veste dos acólitos e ministros eclesiásticos para as celebrações litúrgicas.

A Estola é usada pelo diácono no ombro esquerdo, na transversal; e pendente sobre os ombros pelos presbíteros e bispos.

Solidéu, palavra latina que significa só a Deus. É um pequeno gorro que cobre o topo da cabeça, exceto no momento da oração eucarística.

As cores: Roxo (Bispo); vermelho (Cardeal); e branco (Papa).

Hóstia: palavra do latim que significa: a vitima a ser sacrificada. É um disco feito de farinha e água que representa o pão e o dizimo da Páscoa dos Judeus.

Há um tamanho grande, na medida da patena e as pequenas chamadas partículas, que serão transformados no Corpo de Cristo na hora da Consagração.

O Sagrado Coração de Jesus foi manifestado a Santa Margarida Maria Alachoque como um dia de reparação pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que sofreu as Eucaristias por parte de maus cristãos e pessoas que se presumem piedosas.

Para o Ano Litúrgico há dois calendários paralelos. O mais importante deles é o Proprium de Tempore, para ocasiões especificas do dia em torno de três festas: Natal, Páscoa e Pentecostes.

O segundo e chamado Proprium de Lanctis e fornece a liturgia especifica para os santos.

O que e um Detente? É um poderoso escudo que a Divina Providência colocou á com disposição a fim de nos proteger contra os diversos perigos que enfrentamos em nosso dia-a-dia. Não há necessidade de ser Bento, pois o Papa Pio IX estendeu sua bênção a todos os Escudos.

Alfaias Litúrgicas são os objetos que servem para a liturgia. Referem-se em particular aos lugares litúrgicos, aos ministros e as celebrações. As alfaias devem ser "sinal", caracterizando a realidade invisível da graça ministrada por Deus no exercício litúrgico.

A palavra ícone deriva do termo "eikom" que significa "imagem". O primeiro foi a "Face de Cristo" que por meio da imagem exprime o dogma do Concilio da Calcedônia.

A oração aparece em todas as religiões como uma maneira pela quais todos colocam com consciência na presença de Deus, em varias formas e sentidos.

Hás orações de suplica, louvor e arrependimento.

O cálice é uma espécie de taça que o sacerdote coloca o vinho na hora de consagração na missa.

Aquidauana, 27 de novembro 2007

Vitor Maksoud
Medico
CRM/MS/61

Referencia : Agenda Bíblica 2007

Deixe a sua opinião

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo