08 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Rev. Vivaldo Melo

Futuro: o nosso mundo não vai melhorar...

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se consigo mesmo e com o próximo. E assim uma nova humanidade se estabelecerá.

A Bíblia, porém, nos seus textos escatológicos, aponta em outra direção. O apóstolo Paulo, quando faz alusão aos "últimos dias" define como sentimentos preponderantes entre os homens o egoísmo e a vaidade. Ambos excluem, na prática, o fortalecimento do vínculo do amor, essencial para que o ideal acima se concretize.

Mas, o texto mais conclusivo sobre o futuro da história está no livro do Apocalipse, quando a João foi dada, por meio de visões, a oportunidade de contemplar parte dos acontecimentos finais. Segundo relato bíblico, após a experiência o apóstolo chorou copiosamente. Foi um choro de dor, aquele, diante das constatações que lhe foram possibilitadas.

Na seqüência da cena, Deus, através de um ancião, o consolou, dizendo para que não chorasse. Se é possível estabelecermos um paralelo entre a experiência joanina e a nossa, é inevitável não chorarmos, ao longo de nossa jornada terrena, quando constatamos a impiedade, a injustiça, o ódio, a violência e a corrupção, avançando mais e mais.

A mesma voz, contudo, ouvida por João, na Ilha de Patmos, precisa chegar aos nossos ouvidos: "não chores". Sua visão focalizou, em seguida, Jesus Cristo. A lição é muito clara: nenhum sistema humano pode tornar a nossa vida, na realidade do aqui e do agora, melhor e mais feliz. Mas, há alguém que pode nos ajudar.

Assim, se a nossa experiência de vida acontece num mundo que se corrompe cada vez mais, paradoxalmente, podemos desfrutá-la de forma prazerosa, se Jesus Cristo estiver no comando, porque ele é o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi e o cordeiro de Deus. Na linguagem do apocalipse cada uma dessas designações tem um sentido espiritual. Se mudarmos a ordem, a mensagem de esperança é que o cordeiro que foi morto na cruz é o Leão da tribo de Judá e o libertador prometido da raiz de Davi.

Importante frisar do texto futurístico que João viu o cordeiro "de pé", o que nos faz lembrar a ressurreição de Jesus Cristo. Ele ressuscitou dos mortos e pelos mortos, para sempre e com isto desbancou os principados e potestades. A seguir, pegou o livro dos 7 selos - que podem representar 7 estágios da história humana - e abriu os selos, indicando que a história está em suas mãos.

De todas as lições que a riqueza das visões de João quanto ao futuro podem nos fornecer, deve prevalecer o fato que o cristão precisa confiar em Jesus Cristo quanto ao amanhã. Entregar tudo nas Suas mãos, sem medo e hesitação. A vida na terra, a partir dos sistemas criados pelos homens, irá de mal a pior. Mas, a despeito disto, Jesus Cristo continuará sendo a garantia de um viver pleno e com sentido, pois isto não acontece apenas na bonança e na prosperidade. Por isto, os cristãos precisam estar conscientes de que têm algo a oferecer para que o nosso mundo, na realidade do hoje, não seja o pior dos mundos. A vida pode ser bela... mesmo numa realidade que se deteriora!

Pastor da Igreja Presbiteriana
Vivaldo-2008@hotmail.com
www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Delegado de Polícia Civil da Capital morre vítima de um acidente de carro na BR-060

2
Economia

INSS libera antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas 

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Com chegada de carreta, coordenadora prevê realizar mais de 600 exames em Aquidauana e Anastácio

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max26

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,06m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Churrascaria O Laçador I

AV. Integração, 601 centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0114
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Médicos

Vitor Maksoud - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 499 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2422
Ver Mais
Supermercado Seriema - 08/05
2
Entre em nosso grupo