18 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Rev. Vivaldo Melo

Jesus Cristo compartilha as bem-aventuranças com os políticos...

Outro dia imaginei Jesus Cristo, voltando aos nossos dias e comparecendo, de surpresa, a uma reunião de políticos e compartilhando com os mesmos as bem-aventuranças, de uma maneira que os políticos pudessem compreender, de fato, o significado de cada...

dothCom Consultoria Digital2
6 JUN 2011 - 00h00min

Outro dia imaginei Jesus Cristo, voltando aos nossos dias e comparecendo, de surpresa, a uma reunião de políticos e compartilhando com os mesmos as bem-aventuranças, de uma maneira que os políticos pudessem compreender, de fato, o significado de cada uma. Lógico que o agente elucidador teria que ser o Espírito Santo...

"Bem aventurados os humildes de espírito". Se o sentido aqui é "feliz e abençoado aquele que depende de Deus para tudo", fazendo de Deus a referencia maior para todas as decisões, os presentes já ficariam envergonhados. Se bem que os políticos procuram Deus, mas geralmente para "livrá-los do mal" que eles mesmo fazem.

"Bem aventurados os que choram". O choro aqui tem relação com "arrependimento". Ou seja, em tese os presentes compreenderiam, mediante uma ação especial do Espírito Santo, que Deus se agrada daqueles que "lamentam seus próprios pecados". Não lembro de ter visto um gesto de arrependimento em nossa história recente, apesar dos muitos pecados cometidos por nossos políticos. Quem sabe o Lula chore nos próximos dias pelos gastos de 206 mil reais "com transporte" numa viagem a Ponta Porã, quando na verdade teriam sido 40 mil. Ou seja, pela "prática comum" das notas frias!

"Bem aventurados os mansos". Ou seja, "os que se dobram a vontade de Deus", não permitindo a manifestação de suas vontades pessoais. Já imaginaram nossos políticos "fazendo a vontade de Deus?". Teríamos o Brasil de nossos sonhos, até porque o projeto do criador para a vida em sociedade é maravilhoso, como o próprio Jesus vai compartilhar, mais a frente. Mas, deixemos Ele falar.....

"Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça". Aqui o Espírito teria que trabalhar mais uma vez nos corações dos presentes, porque é difícil compreender os termos sem uma relação mais íntima com Deus. E político geralmente não tem tempo para isto. Aliás, procuram os templos, em anos de eleição. Em alguns casos até ocupam os púlpitos para falar, enquanto um monte de fiéis, que deveria ter vergonha na cara, fica em êxtase. Nesta parte de seu discurso Jesus refere-se a santidade que vem de Deus. Ou seja, é considerado bem aventurado pelo Altíssimo aquele que, no cotidiano humano, procura dar o melhor de si para que haja justiça em todos os níveis, como é o desejo de Deus. E deve fazer isto por amor a Deus. Nunca em troca de votos!

"Bem aventurados os misericordiosos". Aqui nem precisaria uma ação mais efetiva do Espírito para todos compreenderem que Jesus está falando de compaixão para com o próximo. Os políticos presentes à reunião amariam essa parte, pois político gosta de "fazer caridade". Quase sempre o objetivo é ter o voto em troca. E às vezes a miséria é tanta, que o povo, sem força e sem voz, entra no jogo. O que seria de muitos políticos se não fosse a miséria? Só que em dado momento da "fala" do grande Mestre, o Espírito deixaria evidente que a misericórdia que agrada a Deus é aquela que flui de um coração que verdadeiramente ama ao próximo e deseja-lhe o bem motivado por esse amor.

"Bem aventurados os limpos de coração". Silencio total no auditório. Jesus mira cada um nos olhos. Ele tem o poder da onisciência, ou seja, de ver o íntimo de cada um. E sabe que está diante de um grupo de pessoas complicadas. Ser limpo de coração é ter santidade no íntimo. É fácil "posar" de bom cidadão, marido, administrador, etc., externamente. Mas, e no íntimo? O professor Pardal, das histórias em quadrinhos, certa vez descobriu um aparelho que mostrava o interior de cada um. Entrou em depressão no primeiro dia de teste.

"Bem aventurados os pacificadores". Aqui novamente seria necessária a ação do Espírito Santo para fazer muitos políticos compreenderem que a Bíblia não fala de uma paz qualquer, como a paz alcançada mediante certos favorecimentos. Os pacificadores na perspectiva cristã são aqueles que semeiam a paz, porque têm em si, paz com Deus. A relação com Ele é tão transparente e atualizada, que isto se reflete na relação com o próximo.

Jesus termina de expor. O Espírito Santo trabalhou na mente de cada político presente a interpretação correta, até porque o homem tem uma capacidade incrível de distorcer (especialmente a Palavra de Deus). Os repórteres esperam uma reação. Alguém lá no fundo, então, quebra o silencio:

- Crucifica-o! crucifica-o!

 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos após colisão na BR-262

2
Aquidauana

Após o susto, salva-vidas arremessado por touro em Aquidauana diz que está bem

3
Policial

Adolescente de 16 anos morre após confessar assassinato e furtos

4
Aquidauana

Salva-vidas arremessado de touro está na enfermaria da Santa Casa

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Chuva
min23 max32

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo