06 de julho de 2022
Anuncie Aqui
Carlos Frederico

Os 14 pontos básicos para iniciar a implementação de qualidade na empresa

Carlos Frederico Corrêa da Costa*Consultor de Gestão e Marketing e-mail: cfccosta@terra.com.br O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da...

dothCom Consultoria Digital2
6 JUN 2011 - 00h00min

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail:
cfccosta@terra.com.br

O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da indústria japonesa para se reerguer após a Segunda Guerra Mundial.

Derrotado e destruído, o país recebeu dois norte-americanos, W. Edwards Deming e Joseph M. Juran, que foram incubidos da missão de orientar as lideranças industriais nipônicas para melhorar a reputação de seus produtos e conquistar novos mercados.

A dupla ensinou aos japoneses que a qualidade não se resumia ao inspetor e à sua tarefa de checar a conformidade - ou a não conformidade - com as especificações técnicas.

Deming defendia a idéia de que qualidade significava o aperfeiçoamento constante e contínuo de todos os processos, do planejamento ao produto e serviço, e que todos precisavam segurar esse bastão, do proprietário ao operário. Para Juran, a qualidade estava associada à estratégia empresarial, e não meramente aos métodos de controle de qualidade.

O resultado foi que os automóveis e televisores Made in Japan ganharam o mundo porque conquistaram a preferência justamente pela qualidade. Nesse caso, porém, uma qualidade que tinha início desde o planejamento do produto e não se resumia apenas à esteira da linha de produção.

Enquanto no Japão Deming e Juran já eram cultuados desde os anos de 1950, nos Estados Unidos, o reconhecimento só aconteceu na década de 1980. Por isso, foi principalmente a partir dos anos de 1980 que o novo conceito de qualidade se consolidou definitivamente em todo o mundo.

O avanço das garantias dos direitos do consumidor, a globalização e as normas internacionais para um padrão mundial, entre outras ocorrências, ratificaram esta concepção: a qualidade como cultura da empresa, ou seja, um valor para todos os envolvidos.

Apresentamos a seguir os 14 passos listados por Deming para que você inicie a reorganização de sua empresa:

1. Crie o propósito de aperfeiçoar os produtos e serviços, com a finalidade de se tornar competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.
2. Adote uma nova filosofia, fazendo com que a administração desperte para a responsabilidade de assumir a liderança na mudança.
3. Acabe com a ação para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa para estabelecer a interiorização da qualidade do produto ou serviço.
4. Acabe com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimize o custo total.
5. Melhore, constante e definitivamente, o sistema de produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade.
6. Institua o treinamento no trabalho.
7. Institua a liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas, as máquinas e os equipamentos a realizar um trabalho melhor.
8. Afaste o medo, de forma que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
9. Os colaboradores da área de pesquisa, projetos, vendas, produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas.
10. Elimine os slogans, pedindo aos empregados zero defeitos e novos níveis de produtividade.
11. Elimine as quotas para quem trabalha no chão da fábrica.
12. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para simples números.
13. Institua um vigoroso programa de educação e de auto-aperfeiçoamento.

Coloque todos da empresa para trabalhar pela transformação.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 09-13.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sargento Altino passa mal e falece em Aquidauana

2
Anastácio

Velório de Sargento Altino começa às 13 horas em Anastácio

3
Policial

Justiça arquiva inquérito que investigava morte de militar em quartel de Aquidauana

4
Policial

Jovem é detido após empinar moto na frente de policiais em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Empresário une esportes e loja Black Fish tem Clube de Tiros Orsi em seus serviços

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Parcialmente nublado
min21 max32

Anastácio

Parcialmente nublado

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,00m
Miranda
2,06m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Diante...

Raquel Anderson

Aquidauanês!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"6º ENCONTRO DAS RELÍQUIAS"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

BAIANINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, 3116 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4445 / 995
Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo