Carlos Frederico
Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail: cfccosta@terra.com.br
O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da indústria japonesa para se reerguer após a Segunda Guerra Mundial.
Derrotado e destruído, o país recebeu dois norte-americanos, W. Edwards Deming e Joseph M. Juran, que foram incubidos da missão de orientar as lideranças industriais nipônicas para melhorar a reputação de seus produtos e conquistar novos mercados.
A dupla ensinou aos japoneses que a qualidade não se resumia ao inspetor e à sua tarefa de checar a conformidade - ou a não conformidade - com as especificações técnicas.
Deming defendia a idéia de que qualidade significava o aperfeiçoamento constante e contínuo de todos os processos, do planejamento ao produto e serviço, e que todos precisavam segurar esse bastão, do proprietário ao operário. Para Juran, a qualidade estava associada à estratégia empresarial, e não meramente aos métodos de controle de qualidade.
O resultado foi que os automóveis e televisores Made in Japan ganharam o mundo porque conquistaram a preferência justamente pela qualidade. Nesse caso, porém, uma qualidade que tinha início desde o planejamento do produto e não se resumia apenas à esteira da linha de produção.
Enquanto no Japão Deming e Juran já eram cultuados desde os anos de 1950, nos Estados Unidos, o reconhecimento só aconteceu na década de 1980. Por isso, foi principalmente a partir dos anos de 1980 que o novo conceito de qualidade se consolidou definitivamente em todo o mundo.
O avanço das garantias dos direitos do consumidor, a globalização e as normas internacionais para um padrão mundial, entre outras ocorrências, ratificaram esta concepção: a qualidade como cultura da empresa, ou seja, um valor para todos os envolvidos.
Apresentamos a seguir os 14 passos listados por Deming para que você inicie a reorganização de sua empresa:
1. Crie o propósito de aperfeiçoar os produtos e serviços, com a finalidade de se tornar competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.
2. Adote uma nova filosofia, fazendo com que a administração desperte para a responsabilidade de assumir a liderança na mudança.
3. Acabe com a ação para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa para estabelecer a interiorização da qualidade do produto ou serviço.
4. Acabe com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimize o custo total.
5. Melhore, constante e definitivamente, o sistema de produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade.
6. Institua o treinamento no trabalho.
7. Institua a liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas, as máquinas e os equipamentos a realizar um trabalho melhor.
8. Afaste o medo, de forma que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
9. Os colaboradores da área de pesquisa, projetos, vendas, produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas.
10. Elimine os slogans, pedindo aos empregados zero defeitos e novos níveis de produtividade.
11. Elimine as quotas para quem trabalha no chão da fábrica.
12. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para simples números.
13. Institua um vigoroso programa de educação e de auto-aperfeiçoamento.
Coloque todos da empresa para trabalhar pela transformação.
Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial. São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 09-13.
*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS
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