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Carlos Frederico

Para a empresa, o que significa ISO 9000

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail:
cfccosta@terra.com.br

Apesar de o termo ISO ser conhecido, há equívocos sobre o que realmente significa. No Brasil, virou sinônimo de qualidade e passou a ser usado como estratégia de marketing por alguns. ISO, na verdade, é a abreviatura de International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). Em 1946, representantes de 25 países, reunidos em Londres, criaram a entidade para padronizar as normas industriais. Um ano depois, a ISO começava a funcionar com sede em Genebra, Suíça, para elaborar coordenar e divulgar normas técnicas a serem reconhecidas nos países integrantes da organização, entre eles, o Brasil.

Como uma entidade não governamental vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), a ISO conta com o trabalho de mais de 20 mil especialistas no mundo, reunidos anualmente em grupos técnicos para analisar , reformular e elaborar normas.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a representante do Brasil na ISO e o órgão responsável pela distribuição das normas no país.

Em 1987, representantes e especialistas de diversos países conseguiram superar as divergências e concluir o principal conjunto de normas ISO - a família 9000 -, para garantir e manter a Gestão de Qualidade de uma empresa. Desde então, elas são atualizadas e ganham novas versões.

A revisão é necessária para acompanhar avanços tecnológicos, científicos, entre outras necessidades de atualização. A versão 2000, por exemplo, deu maior enfoque aos serviços, numa resposta ao acelerado crescimento do setor nos últimos anos.

A espinha dorsal da ISO 9000 é o Sistema de Gestão de Qualidade, que define a organização e documentação de todas as ações da empresa, além do treinamento dos funcionários e da avaliação de tudo isso para a constante melhoria.

A implementação das normas ISO 9000 pode ser coordenada pelos próprios funcionários da empresa, desde que estejam capacitados. O trabalho exige conhecimento e uma série de ações que envolvem toda a equipe. Uma alternativa é a terceirização, mas os funcionários da empresa também precisam ser capacitados, porque são eles que vão manter o programa.

Na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade na empresa é fundamental incluir um processo de documentação das etapas. Para orientá-lo, a ISO 9000 prevê a elaboração de quatro documentos básicos: o manual de qualidade, os procedimentos, as instruções e os registros.

Com o Sistema de Gestão da Qualidade implementado e a norma ISO 9000 em vigor, o próximo passo, se for do interesse da empresa, é obter a certificação. Para isso, a empresa deve buscar um certificador credenciado pelo Inmetro. O serviço de certificação é pago e requer auditoria. A orientação é não escolher o certificador apenas pelo menor preço. Devem-se analisar a proposta e o histórico de certificações realizadas, buscar um organismo certificador que prove a competência de seus auditores.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). ISO 9000. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 42-53.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS.

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