Carlos Frederico
Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail cfccosta@terra.com.br
Observe alguns acontecimentos dos últimos anos: abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, globalização, terceirização, popularização da internet, Código de Defesa do Consumidor, cobrança da responsabilidade ambiental e - mais recentemente - social das empresas. O que tudo isso tem a ver com o seu negócio? Os acontecimentos citados acima - apenas alguns exemplos, entre tantas questões emergentes - estão em seu dia-a-dia: competição crescente, aumento da cobrança e mudanças velozes no mercado. E a tendência é continuar assim.
Pequenas e médias empresas sofrem as mesmas pressões das grandes companhias, mas têm estrutura e recursos mais restritos. Lembrando que, em muitos casos, a administração do negócio é totalmente informal, guiada pela "intuição" do proprietário e dos funcionários. É o mundo no qual sua empresa está inserida, e você não o controla.
Não há como ignorar a realidade nem enfiar a cabeça dentro da empresa e fazer sempre da mesma forma, ainda que considere que seu produto ou serviço já atenda ao consumidor.
Os desejos e as necessidades dos clientes alteram. São seres humanos mutáveis num mundo em constante mudança. A empresa tem de estar apta a satisfazê-los com mais agilidade e eficiência. Isto requer uma Gestão de Qualidade, ou seja, organizar a empresa de tal modo que o foco seja a satisfação de todos os envolvidos: consumidor, comunidade, funcionário, fornecedor e proprietário.
Muitos empreendedores querem implementar a Gestão de Qualidade em tempo recorde. É preciso entender que esse trabalho demanda esforço, dedicação, paciência e persistência. Não adianta queimar etapas ou pegar atalhos, é necessário investir a longo prazo, ao mesmo tempo não é um bicho-de-sete-cabeças, e para auxiliá-lo, existe uma série de ferramentas práticas. Não são fórmulas mágicas nem a garantia do sucesso, mas receitas para seguir nesse rumo.
É preciso conhecer o conceito mais amplo da Gestão de Qualidade e utilizar suas ferramentas para assegurar bases sólidas rumo aos crescimento e à excelência. Implantá-la exige, em primeiro lugar, investimento. Serão recursos bem gastos, se o trabalho for sério, caso contrário, pode virar desperdício de dinheiro, tempo e energia.
No Brasil, qualidade se tornou popularmente sinônimo de ISO 9000, no entanto, ter o certificado da série não se traduz em Gestão de Qualidade, é apenas uma ferramenta. Há empresas que investem para conseguir a certificação dentro de um plano de marketing e, depois, não conseguem renova-la porque a dita qualidade se esvaiu. Quem busca a qualidade apenas de olho num rótulo pode acabar morrendo na praia.
É claro que nada se consegue num passe de mágica ou de um dia para outro, mas é preciso começar, então dê o primeiro passo e se já estiver na trilha, siga em frente, afinal você sabe que nesse caminho não se pode estagnar.
Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial. São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 06-08.
*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS
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