É preciso saber

06/06/2011 00:00:00


A festa do Natal começa com a Vigília do Natal, no dia 24 vai até o dia 25 e se prolonga até o dia 1º de fevereiro.

O tempo do Natal, por sua vez vai até a Festa do Batismo do Senhor

A palavra Epifania (do grego epiphania : apresentação, aparição) é empregada pelo calendário litúrgico da Igreja, para designar a apresentação de Jesus Cristo aos povos.

São Raimundo Peñafort era de nobre família de Barcelona. Com dotes intelectuais e morais dedicou-se a estudos humanísticos aperfeiçoando-se em Direito Civil e Eclesiástcos obstante o titulo de Doutor, preferiu ser cônego da Igreja de Barcelona.

Ano Litúrgico é o calendário religioso da Igreja Católica. Contém a data dos acontecimentos da história da salvação.

Ele surgiu e se desenvolveu a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O Tempo Comum começa logo após a festa do Batismo de Jesus. É interrompido na terça-feira antes de quarta-feira de cinzas, para recomeçar na segunda-feira após Pentecostes e ir até o Sábado antes do primeiro domingo de adventos.

Os Livros Poéticos e Sapienciais contém orações ,cânticos, ensinamentos, poemas, São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos e Eclesiásticos

Os Livros Proféticos são compostos de oráculos dos profetas, consolando ou representando o povo em nome de Deus: Isaias, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Os Atos dos Apóstolos é um livro escrito por São Lucas, narra os primeiros passos da Igreja Cristã a partir de Pentecostes, e da fundação das primeiras comunidades, sob a orientação e direção dos apóstolos, incluindo Paulo.

São considerados Livros Históricos aqueles que narram a vida do povo a partir da entrada da Terra Prometida : Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Tobias, Judite, Ester.

Apocalipse significa revelações Escritos por São João, em linguagem simbólica, contém exortações e palavras de esperança, lembrando aos cristãos perseguidos as promessas de Cristo de que todo mal seria vencido e o Reino de Jesus chegaria em seu devido templo à plenitude.

Paulo consagrou toda a sua vida a serviço de Cristo, viajou por todo o mundo, anunciando o Evangelho. Percorreu a Ásia menos, a Grécia e Roma. Era o mais culto dos apóstolos e tinha grande poder de liderança.

São 21 as Cartas ou Epistolas escritas pelos apóstolos. A Paulo são atribuídos 14; a Pedro: duas; Tiago e Judas: uma. Eram destinadas ás comunidades cristãs, orientando-as em suas duvidas e problemas.

O Pentateuco significa "livro em cinco volumes"ou rolos. São os cincos primeiros livros da Bíblia, que constituem para os Judeus a "LEI" ou "TORÁ". São eles: Gêneses, Êxodo, Leviticos, Números e Deuteronômios.

Existem 33 ou 34 semanas do Tempo Comum, durante o curso do ano, nos quais não se celebrem fatos particulares do ministério de Cristo.

Vitor Maksoud
Médico  - CRM/MS-61


dothCom Consultoria Digital - Dr. Vitor Maksoud